Santos

Curso de moda sustentável em Santos abre oportunidades

14/01/2025
Raimundo Rosa

Na manhã da última segunda-feira (13) a aula inaugural do novo curso de Moda Sustentável, promovido pela Prefeitura de Santos, na Ecofábrica da Zona Noroeste.

Durante os próximos três meses e com aula semanal de quatro horas, os participantes aprenderão técnicas de tecelagem para dar vida a novos objetos. Chaveiro, colar, porta-copo e acabamentos de cadeira e mesa são alguns exemplos que nascem por meio da criatividade da moda sustentável, cujas aulas são ministradas pela professora Gabriela Carvalho.

“Ensino a técnica do trançado, dos nós, dos movimentos circulares e, a partir daí, também permito uma liberdade criativa por parte das alunas. O objetivo é ampliar o conhecimento delas e até gerar a oportunidade de surgirem novas peças”, explicou Gabriela.

Dentre os materiais utilizados estão linhas de crochê, tecidos, lãs e barbantes, de variadas cores, permitindo a criação de peças únicas e com forte impacto visual. A carga total do curso é de 48 horas.

 

 

A aposentada Valderês Morales, 62 anos, está entre as inscritas no curso. Moradora da Aparecida e integrante da Organização da Sociedade Civil (OSC) Concidadania, acredita que a moda sustentável poderá auxiliar em seu trabalho social.“Conheço muita gente em situação de vulnerabilidade social, inclusive na Zona Noroeste. Essa atividade artesanal será muito produtiva, pois tenho a ideia de repassar esse conhecimento para outras pessoas. Muitas delas, inclusive, podem utilizar esse trabalho como nova fonte de renda”, explicou Valderês.

Outra que demonstrou empolgação durante o curso foi a aluna também aposentada Erika Gartner, 65. Ambientalista e apaixonada por temas ligados à natureza, a moradora de São Vicente ficou encantada com a nova oportunidade de aprendizado. “Milito na área ambiental há anos e já realizei outros cursos que envolviam sustentabilidade. Essa nova conexão com o meio ambiente será valorosa no meu dia a dia, até porque gostei bastante da diversidade de objetos e decorações que podemos criar”, disse.

Os cursos de capacitação oferecidos pela Prefeitura são realizados em parceria com a Terracom, por meio do projeto Ocupa Ecofábrica Zona Noroeste, e coordenados pela agência Pituri. Para mais informações sobre as atividades, os interessados podem acessar a página no Instagram @ecofabrica_zno