O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 registrou o menor número de alunos com nota máxima na redação dos últimos dez anos, com apenas 12 estudantes alcançando a pontuação máxima. A divulgação dos resultados ocorreu nesta segunda-feira (13). O Enem é um dos principais caminhos de ingresso para as universidades públicas do Brasil e consiste em 180 questões objetivas e uma redação.
De acordo com o Ministério da Educação, apenas 12 alunos atingiram a nota máxima. As redações nota mil estão em:
- Alagoas
- Ceará
- Distrito Federal
- Goiás
- Maranhão
- Pernambuco
- Rio Grande do Norte
- São Paulo
- Rio de Janeiro
- Minas Gerais
Os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro foram os únicos a contar com mais de uma redação nota mil, enquanto os demais estados tiveram apenas um aluno com a pontuação máxima. O Ministério da Educação (MEC) também informou que, no ensino público, apenas uma redação atingiu a nota máxima, ao passo que as demais foram da rede privada.
Neste ano, o tema da redação foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. A proficiência média da redação, que é a média das notas de todos os participantes, foi de 660 pontos, 15 pontos a mais em comparação com 2023. Esse número de redações com nota mil representa o menor registrado nos últimos dez anos. O recorde anterior de baixa foi em 2022, quando 18 alunos conseguiram a pontuação máxima, após a pandemia.
Além disso, a taxa de abstenção no Enem 2024 diminuiu, passando de 28,1% em 2023 para 26,5% este ano, considerando as mais de 4,3 milhões de inscrições confirmadas para o exame, realizado em 3 e 10 de novembro.