Santos

Zona Noroeste recebe Parada de Natal pela primeira vez

19/12/2024
Divulgação/Prefeitura de Santos
A Zona Noroeste recebe pela primeira vez a Parada de Natal com o Papai Noel em grande estilo, algo que já acontece anualmente no Centro da cidade. Sábado (21) e segunda-feira (23), a partir das 19h, duas paradas com dezenas de personagens, carros alegóricos e muita interatividade vão encantar crianças e adultos no encerramento do Natal Criativo.
Pela primeira vez, a Zona Noroeste assistirá ao tradicional cortejo realizado pela Companhia Brasileira de Cultura (CBC), que sempre atrai milhares de pessoas. No sábado, a Passarela Dráuzio da Cruz, na Avenida Afonso Schmidt, Castelo, será o palco do desfile justamente semelhante a uma escola de samba, interativo e animado, mas embalado pelas tradicionais cantigas que enchem os corações e remetem à memória afetiva da celebração da chegada do Menino Jesus.
O elenco de 120 personagens será dividido em 13 alas, compostas por sambistas, ginastas e acrobatas, fantasiados de anjos, guirlandas, flocos de neve, soldadinhos, biscoitos, cozinheiros, duendes, árvores de Natal, entre outros. Haverá, ainda, cinco alegorias com esculturas que trazem o presépio, a casinha de doces, o tradicional boneco de gelo que solta neve e o trenó com renas e presentes.
Bailarinos, ginastas e acrobatas performáticos, durante seus números, vão interagir com o público e brincar com os pequenos. O momento mais esperado é a chegada do Papai Noel, que encerrará o evento. “Esse cortejo lúdico e mágico é uma atração para toda família. Quem gosta dessa época do ano vai se encantar e se divertir com o show que estamos preparando”, conta Rosiane Paraguassu, produtora cultural da CBC. Pirulitos e revistinhas de colorir serão distribuídas às crianças.
As fantasias são um show à parte com colorido e brilho, enquanto o elenco dá vida aos personagens que enchem os olhos das crianças. “Esse ano trouxemos o Grinch, personagem que odeia o Natal, que a criançada adora, e o ator interpreta perfeitamente o jeito rabugento e encantador!”, conta o diretor artístico, Alexandre Pollini.

ORQUESTRA

Para receber o público, a orquestra, dirigida pelo maestro Chanel Rigolon e acompanhada por banda composta de instrumentistas de cordas e percussionistas que atuam no carnaval, abrirá a noite com clássicos natalinos da MPB como “Jesus Cristo”, “Então é Natal” e “Anunciação”.
O time de canto é formado por quatro profissionais de escolas de samba, entre eles os intérpretes Darlan Alves, da Estrela do Terceiro Milênio, Fredy Vianna, da Mancha Verde, e Raphael Raspada e Tamy Uchôa, ambos da Dragões da Real, que juntos vão relembrar as tradicionais canções “Boas Festas”, “Noite Feliz” e “Aleluia”.

CENTRO

Na segunda-feira, a parada se repete na Praça Mauá, marcando o último dia de atividades do Natal Criativo no Centro Histórico. As paradas são realizadas em parceria com as empresas Ageo e Brasil Terminal Portuário (BTP), através da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura.