Um inovador e transformador projeto tem sido colocado em prática pela Prefeitura de Guarujá, que está trabalhando intensamente em um plano de ações para melhorar e ampliar a rede de abastecimento de água em comunidades e áreas formais e informais da Cidade. O projeto é uma parceria com a Sabesp e já tem saldo positivo.
Atualmente, o foco do trabalho em conjunto é a redução de perdas, o aumento da eficiência operacional e a execução de novas ligações de água. A meta contratual inclui a recuperação de aproximadamente 376.809 metros cúbicos de água ao mês, a realização de mais de 11.500 novas ligações e a substituição de cerca de 37.892 hidrômetros.
Também está prevista a eliminação de mais de 20.100 fraudes na distribuição de água em todo o território do Guarujá, além da instalação de 119.097 quilômetros de novas redes. Vazamentos visíveis e não visíveis ainda serão localizados e reparados em grande escala.
As perdas a serem reduzidas correspondem ao volume de água tratada que, por diferentes motivos, não chega de forma efetiva ao consumidor final. Essas causas incluem vazamentos na rede de distribuição, fraudes, ligações clandestinas, entre outros motivos.
Para a secretária municipal de Planejamento, Polliana Iamonti, a redução dessas perdas é essencial para garantir maior disponibilidade de água, sustentabilidade ambiental e eficiência no abastecimento.
“Em uma única ação, poderemos contemplar diversos itens dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que é um dos principais focos das nossas ações. Serão trabalhadas questões fundamentais do Município, como saúde pública, saneamento, água potável, eliminando o risco de doenças e promovendo a qualidade de vida nas comunidades. É uma grande alegria poder tornar esse projeto algo real e aplicável”, resume a titular da pasta.
Entre os itens dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), o projeto encaixa-se em Erradicação da Pobreza; Saúde e Bem-Estar; Água Potável e Saneamento; Indústria, Inovação e Infraestrutura; Redução das Desigualdades; Cidades e Comunidades Sustentáveis; Consumo e Produção Sustentáveis; Ação Contra a Mudança Global do Clima e Parcerias e Meios de Implementação.
Números
Para viabilizar as ações, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) celebrou um contrato com o Consórcio Performance ERD Guarujá, responsável pela execução dos trabalhos. O investimento totaliza R$ 167.627.194,00, com prazo contratual de 30 meses, iniciado em 20 de julho deste ano.
As intervenções estão sendo realizadas em etapas. As obras começaram pelas regiões do Cantagalo e Pedreira Matarazzo, impactando mais de 3 mil imóveis. As próximas áreas contempladas, atualmente em fase de estudos e cadastramento, serão Areião, Mar e Céu e Cachoeira, seguidas de diversas outras comunidades, totalizando 11.500 ligações. Adicionalmente, as obras do reservatório de Morrinhos já estão em andamento, visando à ampliação e melhoria do sistema de abastecimento na região.
Até o momento, os resultados incluem a comunicação de mais de 33 mil clientes a respeito das obras, a substituição de mais de 10 mil hidrômetros, a pesquisa de 97 quilômetros de redes para identificação de vazamentos, com 27 vazamentos não visíveis já reparados e a implantação de 8.416 quilômetros de novas redes. No total, o projeto abrange mais de 25 comunidades do Município.
Parte social
Além das obras, uma equipe está dedicada ao trabalho social, realizando o diálogo com as comunidades para explicar o programa, as intervenções e conscientizar sobre a importância de um sistema de abastecimento regular e eficiente.
Outro destaque é o diagnóstico em andamento sobre as áreas a serem atendidas, explica Polliana. “Ao ser concluído, esse estudo contribuirá para a compreensão das demandas locais e possíveis ações e investimentos estratégicos no Município, um pensamento voltado para o futuro e com melhorias a médio e longo prazos”.