Atleta da Fundação Pró-Esporte de Santos (Fupes), Luiz Henrique Santos Benigno, 22, conquistou o bicampeonato do GP do Ranking da Federação Paulista de Jiu-Jítsu. A competição foi realizada sábado (30), no Centro Esportivo Edson Arantes do Nascimento, o Pelezão, em São Paulo.
“O nível da competição foi muito forte, pois reuniu os 15 melhores atletas do ranking paulista”, diz o lutador da categoria superpesado (pesa 100kg), que venceu a mesma disputa no ano passado. Benigno, que defende a equipe Zenith, disputou o campeonato sob a orientação do professor Rodrigo Cavaca. Foram três lutas para ele chegar à primeira posição no pódio.
Nascido em Aracaju, no Sergipe, o lutador começou na modalidade em 2014, incentivado pela sua mãe Edcleide. “Ela sempre me incentivou e, na pandemia de covid-19, também passou a praticar o esporte. Ela me acompanha sempre”.
CAMPEONATO EUROPEU
Atleta da Fupes desde 2022, ele não teve tempo de comemorar o bicampeonato conquistado em São Paulo porque segue um ritmo de treino muito forte, visando o Campeonato Europeu, que será disputado em Portugal, entre os dias 18 e 25 de janeiro. “Será mais uma disputa acirrada”, avalia ele, ressaltando que seus principais obstáculos serão os próprios adversários brasileiros. O País deve contar com cerca de 20 lutadores na competição.
RITMO INTENSO
Além de dar aulas de jiu-jítsu – “vivo 100% em função deste esporte” -, Luiz Henrique Santos Benigno conta que treina todos os dias. Pela manhã aprimora, por duas horas, as técnicas da luta. À tarde vem a parte física, com treinos de explosão e força voltados para a modalidade.
O objetivo é voltar de terras lusitanas com mais medalhas em seu currículo, onde já constam títulos como campeão paulista, brasileiro, vice-campeão pan-americano, terceiro lugar no mundial, entre outros.