Notícias

Evento leva serviços e solidariedade ao Emissário

02/12/2024
Franciso Arrais

Na tarde desse sábado (30), as pessoas que foram até o Novo Quebra-Mar, encontraram, além das atrações, um convite à solidariedade e vários serviços da Prefeitura de Santos. O evento ‘Doa Santos’ está em sua segunda edição e é organizado pela Rede Rede Sementeira com o apoio da Secretaria da Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos (Semulher).

A mobilização, com foco na arrecadação de leite para o Fundo Social de Solidariedade (FSS), contou com apresentações musicais, experiências culturais e interativas, além de feira e ações sociais. O público pôde conhecer o trabalho de organizações da Cidade e de atividades promovidas pela Prefeitura, como a feira de adoção de animais, orientações sobre doação de órgãos e apresentação de cães da Guarda Civil Municipal (GCM).

Uma das tendas mais concorridas era a da Coordenadoria de Defesa Animal (Codevida), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Semam). Quatro gatos e dois cães estavam sob os olhares atentos de famílias e, em especial, da criançada. Camila Martins dos Santos, 23, moradora do Areia Branca, saiu de lá com uma gatinha. “Foi meu namorado que pediu”, contou, comentando que ainda não tinha escolhido o nome da mais nova integrante da família.

Quem também saiu da tenda com os braços cheios foi Fernanda Soares da Conceição. Por insistência de seu filho Isaac, 5, sua família ganhou um lindo cão, sem raça definida. Coordenadora da Codevida, Jessica Riesco afirmou que ultimamente há maior interesse na adoção de gatos. “São animais mais independentes e que não precisam de muito espaço”.

Outro importante serviço municipal oferecido no evento foi a testagem de HIV. A Coordenadoria de Controle de Doenças Infectocontagiosas (CCDI), da Secretaria Municipal de Saúde, levou a ação Fique Sabendo – Testagem de HIV, celebrando os 40 anos de luta contra o vírus.

A coordenadora do CCDI, Michelle Karine Cunha Ferreira, ressaltou que continua alto o número de infecções por HIV. “Temos pelo menos um caso novo por dia na Baixada Santista. Este tipo de campanha é fundamental porque ajuda as pessoas a lembrarem do tema, faz um alerta às pessoas que o vírus ainda está circulando”.

“É uma energia que vem do universo”. Desta forma, Sonia Oliveira, aplicadora de reiki explica a técnica que traz benefícios como o relaxamento, ajuda a afastar o estresse e promove o alívio de dores. Tudo em cinco minutos.

O Instituto Procomum aproveitou a ação para divulgar seus trabalhos. Segundo uma das coordenadoras, Emanuelly Abade, a entidade desenvolve vários projetos, abordando temas como justiça climática e inovação cidadã, entre outros. A entidade atua na Rua Sete de Setembro, 52, na Vila Nova.

O grafiteiro Catts (@cattsarteurba) fez um painel simbolizando o evento, com duas mãos se unindo e formando um coração. A mensagem: “Mãos que doam nunca ficam vazias”.