A avaliação positiva dos brasileiros sobre o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva recuou 7 pontos desde janeiro deste ano segundo dados divulgados em pesquisa do Instituto MDA. De acordo com o levantamento, o percentual dos brasileiros que considera o atual governo bom ou ótimo é de 35,5% Na pesquisa anterior, divulgada em maio, esse índice era de 37,4%. Em janeiro, de 42,7% (o que representa uma queda de 7,2 pontos percentuais neste ano).
No programa Debate na Redação, o advogado Hemilton Costa acha normal essa aprovação caindo, pois Lula está fazendo muitas coisas erradas, que ele mesmo apanha sozinho. Nas últimas eleições a desaprovação dele ficou clara com a quantidade de prefeituras que ele perdeu e a direita conseguiu. “O PT perdeu e os partidos de esquerda juntos tiveram uma certa melhora. Com relação a direita, ela vem tomando conta e crescendo muito. Eu duvido que o Lula seja candidato para a reeleição, pois não tem saúde, capacidade e a população não quer”.
O advogado Ranieri Ceconni cita uma entrevista dada no Estadão, onde em sua opinião, alguns cortes merecem destaque como ‘resumo: o governo Lula é uma só palavra, ultrapassado. É um governo analógico, preso a programas do passado que foram reeditados sem o mesmo brilhantismo. Um governo que ainda não disse ainda há que veio e não sinaliza para o futuro. Está jogando fora a oportunidade de fazer uma construção nacional mais ampla. Quem elegeu o Lula não foi o PT nem a esquerda, mas sim uma parcela do eleitorado de centro que estava incomodada com o Bolsonaro. Porém, este eleitorado ficou órfão, pois o Lula deu as costas’. Ranieri concorda com esta análise.
Para conferir esse e outros assuntos discutidos no programa, acesse a entrevista completa no canal do Jornal da Orla: https://www.youtube.com/watch?v=9l14frY2LwE