No dia 20 de novembro, é comemorado o dia da Consciência Negra e o Dia Nacional de Zumbi dos Palmares, uma data significativa na história do Brasil, marcada por sua importância no reconhecimento da luta e resistência do povo negro, sendo uma data de reflexão, memória e celebração da cultura afro-brasileira.
A escolha do 20 de novembro não foi a toa. Essa data foi marcada pela morte de Zumbi dos Palmares, um dos maiores heróis da história do Brasil e líder do Quilombo dos Palmares, uma comunidade formada por escravizados que fugiram das senzalas e resistiram ao sistema escravocrata por mais de 100 anos.
Zumbi foi morto em 1695, após ser traído e capturado pelas forças coloniais. Sua morte simboliza não apenas o fim de uma resistência organizada contra a escravidão, mas também o martírio de muitos outros negros que lutaram pela liberdade no Brasil colonial.
A escolha da data também chama a atenção para a importância de debater o racismo estrutural no Brasil. Ao longo dos séculos, a população negra foi marginalizada, excluída do acesso a direitos básicos, como educação, saúde e segurança, e sofreu com um processo contínuo de desumanização.
Antes, a data era feriado apenas em seis estados: Mato Grosso, Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Amapá e São Paulo, mas só foi sancionada em todo o país, no final de 2023, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O feriado este ano, cai em uma quarta-feira e é de suma importância discutir sobre questões como o racismo, desigualdade social e valorização da diversidade cultural.
Escolas, bancos, empresas e órgãos públicos fecham ou podem operar em horário parcial, apenas serviços essenciais funcionam 24 horas.