Mundo Política

Reunião do G20 acontece no Rio de Janeiro na próxima semana

12/11/2024
Tomaz Silva

A partir da próxima quinta feira(14), o G20 se inicia na cidade do Rio de Janeiro. Com painéis, bate-papos e um festival musical com uma line-up cheia de estilos musicais, estes eventos, antecederão a principal reunião, a cúpula do G20, que são as principais economias globais, reunidas para debater este ano sobre inclusão social, reforma global e sustentabilidade. Os presidentes das 2 maiores economias globais, Estados Unidos e China, estarão presentes na reunião.

Os membros do G20 representam cerca de 85% do Produto Interno Bruto (PIB) global, mais de 75% do comércio mundial e cerca de dois terços da população do planeta. A presidência rotativa do bloco, coordenada pelo Brasil desde o fim do ano passado, termina com a realização da cúpula de chefes de Estado e de governo, que será realizada no Rio de Janeiro. A maioria dos líderes desses países tem presença confirmada na reunião. O “clube dos 20” surgiu no fim da década de 1990, depois de uma crise financeira que começou na Ásia e foi sentida no mundo todo. Em 2008, o grupo decidiu fazer reuniões anuais entre os membros.

Os países membros do G20 são organizados em cinco grupos regionais e assumem a presidência do bloco por um mandato anual. A cada ano, a presidência é passada para um país de um grupo distinto, que assume a responsabilidade de organizar a cúpula do G20, definir a agenda das discussões e liderar o debate sobre as questões globais.

A estrutura de rotatividade assegura que cada região do mundo tenha uma oportunidade igual de influenciar as pautas e a direção do G20. Ao final de cada evento, o país que exerce a presidência transmite a liderança ao próximo grupo, que, por sua vez, decide internamente qual país será o responsável pela condução da cúpula e das negociações internacionais.

É a primeira vez que ocorre no Brasil, este encontro de nações que reúne diversos países desenvolvidos e subdesenvolvidos. Antes da reunião principal, haverá a Cúpula do G20 Social, uma iniciativa inédita do governo brasileiro. Entre 14 e 16 de novembro, estão previstas cerca de 270 atividades autogestionadas. As atividades serão realizadas no chamado Território do G20 Social, área que compreende toda a região da Praça Mauá, no centro do Rio de Janeiro. Temas como justiça ambiental, equidade em saúde, enfrentamento ao racismo e colonialismo, direitos LGBT, igualdade salarial, manutenção dos pontos de cultura e defesa do serviço público estão entre as atividades previstas.

Lançado em 2017 sob a liderança do prefeito de Buenos Aires e Paris, o U20 nasceu com o objetivo de reunir prefeitos das principais cidades do G20 para informar sobre as discussões dos líderes nacionais na cúpula dos chefes de estado. O evento é o fórum dos prefeitos do G20 e vai acontecer no Armazém da Utopia, no Centro do Rio. Três dias serão abertos ao público, de 14 a 16 de novembro. No dia 17, ocorrerá a plenária que reunirá prefeitos e delegações de mais de 100 cidades.

Entre os dias 14 a 16 de novembro, paralelamente com o evento “Aliança Global Festival Contra Fome e a Pobreza” e conta com a ajuda de organização da primeira-dama Janja da Silva, e o cachê será simbólico, no valor de trinta mil reais por artista.

Há 29 artistas confirmados: Aguidavi do Jejê, Mateus Aleluia, Larissa Luz, Ilessi, Diogo Nogueira, Rachel Reis, Rita Benneditto, Afrocidade, Daniela Mercury, Seu Jorge, Roberto Mendes, Zeca Pagodinho, Mariene de Castro, Marcelle Motta, Pretinho da Serrinha, Teresa Cristina, Roberta Sá, Maria Rita, Fafá de Belém, Kleber Lucas, Jovem Dionísio, Tássia Reis, Jota.Pê, Lukinhas, Romero Ferro, Jaloo, Maria Gadú, Alceu Valença e Ney Matogrosso.

Estarão presentes na Reunião do G20

Além do Brasil, que irá presidir a Reunião do G20, outros países participarão, são eles: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia, Turquia, União Africana e a União Europeia.