Neste primeiro domingo(3) de provas, o Exame Nacional do Ensino Médio, Enem, foi voltado para linguagens, ciências humanas e a redação, que teve como tema “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. A prova se iniciou às 13h30min. Próximo domingo(10) ocorrerá a prova de matemática e ciências exatas.
A prova contém 45 questões de linguagens, que contem 5 perguntas sobre língua estrangeira (inglês e espanhol). Houve menção a cantora Rita Lee dentro das 40 restantes.
Ao todo, 4,3 milhões estavam inscritos e 73,4% realizaram a prova, tendo uma abstenção de 26,6%. No ano passado, 71,9% dos 3,9 milhões de alunos inscritos fizeram a prova. Em 2022, foram confirmadas 3,4 milhões de inscrições e abstenção de 28,3%.
Nesta edição, o MEC e o Inep também apresentaram uma novidade: o Painel Enem 2024. A plataforma permite o acesso aos principais dados do exame, como números e tipos de inscrições, perfis dos participantes e sua situação em relação ao ensino médio, entre outros. É possível, ainda, filtrar os dados gerais de acordo com os recortes disponíveis, além de visualizar números em nível municipal.
O nordeste do país, dos 9 estados, apenas o Maranhão não obteve 100% dos inscritos de concluintes de rede pública. O Sul do país foi a única região que nenhum dos estados obteve 100%, e Santa Catarina foi o menor índice, tanto da região, como do país inteiro. Ao todo foram 73,48% inscritos de concluintes de rede pública. A cidade de Santos obteve 7.617 inscritos na cidade inteira.
É obrigatório levar caneta esferográfica de tinta preta (material transparente) e documento de identificação válido e aconselhável: Cartão de confirmação de inscrição e declaração de comparecimento impressa (caso necessário justificar a presença). Pode levar lanches e água também.
Segundo o edital, o gabarito oficial do Enem será divulgado em 20 de novembro. Para ver os resultados, é preciso acessar a página de Provas e Gabaritos do portal do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).