Baixada Santista

Defesa Civil avisa sobre risco metereológico

24/10/2024
Divulgação/Prefeitura de Santos

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um aviso de risco meteorológico, válido para a próxima quinta-feira (24) e sexta-feira (25). Há previsão de que um sistema meteorológico no Sul do Brasil provoque intensas e fortes rajadas de vento aqui no Litoral Paulista. Na Baixada Santista, estão previstos ventos de 100 km por hora.

De acordo com boletim meteorológico da Defesa Civil, um sistema que atualmente está no Sul do país cria condições para rajadas de vento intensas. Atenção especial para a Baixada Santista e Região Metropolitana de São Paulo. Com isso, o órgão realizará atividades preventivas nessas regiões, em especial em áreas mais vulneráveis, com risco de desabamentos, alagamentos e ocorrências relacionadas a descargas elétricas.

A noite de ontem(23), ocorreu uma tempestade que causou grandes estragos. Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo, toda a capital estava em estado de atenção para alagamentos até a 01h11 desta quinta-feira. Um avião caiu em Paraibuna bateu em um morro e todos os ocupantes morreram. Uma mulher desapareceu após ser arrastada para um córrego. Mais de 26 mil imóveis estão sem energia até a manhã de hoje(24).

Orientações de segurança:

• Evite lugares abertos, como praias, campos de futebol e estacionamentos
• Evite ficar perto de objetos altos e isolados, como árvores, postes, caixas d’água e quiosques
• No momento da chuva mantenha distância de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como geladeiras, fogões e TVs
• Evite tomar banho durante a tempestade
• Em caso de ventos fortes, tenha cuidado com a queda de árvores, postes, fios e semáforos
• Não desafie a força das águas, não tente transpor uma enxurrada ou andar em áreas alagadas
• Se estiver em uma área de encosta, observe sinais de movimentação do solo, como rachaduras nas paredes, árvores e postes inclinados, e água lamacenta
• Se um fio energizado cair sobre o veículo, permaneça dentro do carro e ligue para o serviço de emergência