Notícias

Auditores-Fiscais da Receita Federal acirram mobilização e paralisam atividades nesta quarta

22/10/2024
Freepik

Sem resposta por parte do governo, Auditores-Fiscais da Receita Federal de todo o país decidiram acirrar a mobilização pelo reajuste do vencimento básico e fazem paralisação de 24 horas de suas atividades nas aduanas, incluindo o porto de Santos, e na Zona Secundária (relacionada à arrecadação de impostos), nesta quarta-feira (23). O primeiro dia de paralisação ocorreu em 17 de outubro e conforme aprovado em Assembleia Nacional pelos Auditores, as paralisações de 24 horas, além desta quarta, voltarão a acontecer nos dias 23, 29 e 30 de outubro.

Antes da paralisação, desde 12 de julho, a categoria vinha realizando dias sem computador e operação-padrão nas aduanas às terças e quartas.

Novamente, a causa do movimento da categoria, é a quebra de acordo por parte do governo. Foi assinado acordo, em abril deste ano, prevendo a instalação de mesa de negociação específica para tratar da reposição pela inflação dos vencimentos da categoria.

Em 4 de julho, o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) enviou ofício ao Sindifisco Nacional (sindicato que representa a categoria) informando que não mais seria instalada a mesa de negociação.

Desde então, diversas reuniões envolvendo sindicato, administração da Receita Federal e Ministério da Gestão e da Inovação (MGI), já aconteceram, mas, até o momento, todas resultaram infrutíferas.

“Estamos sempre abertos à negociação, mas a inação do governo não nos deixa outra opção a não ser acirrar a mobilização”, afirma o presidente da Delegacia Sindical de Santos do Sindifisco Nacional, Auditor-Fiscal Elias Carneiro Jr.

Funcionamento – Nos dias de paralisação, cargas vivas, perigosas, perecíveis, medicamentos e alimentação de bordo continuarão sendo liberadas normalmente no porto de Santos.