O munícipio de Itanhaém conquistou a maior nota da região da Baixada Santista no índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Ultrapassando a média nacional nos anos finais, de 5.0, a cidade fez 5.4, mantendo também a média do estado, com o mesmo percentual.
O Ideb é uma das primeiras iniciativas brasileiras para medir a qualidade do aprendizado nacionalmente e estabelecer metas para a melhoria do ensino. Ele é calculado a partir da taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho em português e matemática nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente. As médias de desempenho utilizadas são as do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) para escolas e municípios para os estados e o País, realizados a cada dois anos.
“Recebemos a notícia com muita satisfação e também como o reflexo do resultado de um trabalho contínuo de professores e gestores visando metas de melhoria da aprendizagem de nossos alunos, para que estes, em sua maioria, alcancem os níveis adequados de aprendizagem no ano/série em que estão. Além disso, nosso objetivo sempre foi monitorar os níveis de aprendizagem dos alunos, principalmente por meio da Análise dos Conselhos de Avaliação Interna (CAI) por nossa equipe técnica e de nossa avaliação institucional, o Sistema de Avaliação Interna (Sisai), que nos apresenta um panorama dos níveis de aprendizagem da Rede e das Unidades Escolares. Diz a secretária de Educação, Cultura e Esportes de Itanhaém, Maria Cecília Cardoso Tecedor.
A partir desses dados, orientamos e oferecemos formação aos Assessores e Assessoras Pedagógicas e aos professores e professoras, além de produzirmos materiais norteadores para as UEs e professores. Portanto, nosso objetivo é manter esse resultado dando continuidade e procurando aperfeiçoar este trabalho que já vem sendo realizado pela
nossa rede de ensino”, destacou Maria Tecedor.