Baixada Santista

Barcas de Vicente de Carvalho-Santos paralisam por risco

09/10/2024
Luiz Guilherme Lima

Passageiros que utilizam frequentemente as barcas entre Santos e Vicente de Carvalho, tiveram que encontrar uma solução para atravessar de uma ilha a outra. Na noite da última terça feira (8), a travessia foi paralisada, alegando que o flutuante em obras da estação na Praça da República estaria em risco de ceder a qualquer momento.

A assessoria do Departamento Hidroviário informa que entre hoje (9) e amanhã (10) um flutuante emergencial será colocado próximo do atracadouro em obras. “A previsão é de que o novo flutuante já esteja disponível entre hoje e amanhã, a depender da autorização da Marinha.”. O equipamento provisório estará em funcionamento durante 60 dias, o período previsto para a reforma do atracadouro definitivo.

Segundo Departamento Hidroviário, foi uma medida de emergência, pois a paralisação do flutuante localizado em Santos estava prevista para dia 28 de outubro e ficaria até 11 de dezembro. “Não tinha nenhuma situação de risco prevista. A Praça da República é uma estação que está em obras e a gente já sabia que precisava, em determinado momento, paralisar as operações do local”, disse o secretário-executivo da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo (Semil), Anderson Oliveira.

A solução apresentada pelo DH foi a gratuidade na travessia de pedestres e ciclistas na estação do Ferry Boat. A distância entre as barcas de Vicente de Carvalho e Ferry Boat é de aproximadamente 10km, o percurso de ônibus demora cerca de 1 hora de um ponto ao outro.

travessias de catraias

Outra alternativa que os passageiros encontraram, foi a travessia de catraias, desembarcando na Bacia do Macuco, próximo ao Mercado Municipal de Santos.