Geral

Como se prevenir de fraudes e golpes na internet

17/09/2024
Tânia Rego/Agência Brasil

A fraude digital e os golpes na internet vem se superando a cada dia, entre janeiro e dezembro de 2023, os golpes aumentaram 35%, segundo o site TI Inside. Os movimentos mais utilizados incluem furto ou roubo do celular para acessar dados bancários das vítimas via aplicativo. Outra possibilidade é fazer uma ligação telefônica ou usar um link malicioso para obter credenciais, permitindo a realização de transações indevidas. Golpe do boleto falso e do pix estão inclusos, assim como o golpe do WhatsApp.

Em uma pesquisa realizada pelo Instituto SAS, mostrou que 8 em cada 10 brasileiros alegaram já terem sofrido algum tipo de fraude digital. O levantamento foi feito com mais de 13 mil pessoas. O governo federal disponibilizou o aplicativo Celular Seguro onde basta você enviar um alerta para notificar todos os aplicativos, como bancos, operadoras telefônicas e etc.

De acordo com pesquisas, algumas dicas que podem ajudar a se prevenir desses golpes são: Não fornecer dados pessoais a qualquer um; não clicar em links desconhecidos; utilizar senhas seguras; tomar cuidado com ofertas tentadoras, instalar programas de segurança

Desde 2022, a Policia Civil já cumpriu mais de dois mil mandatos de busca e apreensão em São Paulo contra criminosos que atuam na internet. O número de ações desencadeadas pela Polícia Civil para identificar e responsabilizar estelionatários aumentou nos últimos anos. Em 2022, foram 115 operações deflagradas pela DCCiber. Neste ano, até o momento, são 171 investigações policiais. Nesse período, 264 casos foram solucionados, 492 ordens judiciais foram cumpridas, com 235 pessoas indiciadas, além de 115 celulares apreendidos.

A policia ainda diz, que em caso de duvidas, sempre ligue imediatamente para o órgão responsável para verificar a informação. Por fim, vale ressaltar a importância de registrar o boletim de ocorrência, inclusive pela Delegacia Eletrônica, para auxiliar nas investigações.