A pesquisa do Ipec divulgada hoje (12), aponta que a maioria dos eleitores não confiam no presidente Lula. Para 35% dos eleitores a gestão do governo é boa ou ótima, 34% acham que é péssimo ou ruim. A maneira de Lula governar também foi sondada no levantamento 49% aprovam a forma dele governar, e 45% desaprovam. A pesquisa foi feita entre os dias 5 e 9 de setembro, contando com a participação de 2 mil brasileiros.
Durante o programa Debate na Redação, o jornalista, Marco Santana, disse que se você avaliar o governo, os números já são diferentes. “Quando você descola a imagem do presidente ao governo, os resultados são diferentes. Isso demonstra claramente que é de acordo com a simpatia da figura pessoal do Lula, o eleitor ou entrevistado vai responder a essa pesquisa”. Para ele, o desafio do instituto é deixar que aquela amostragem represente todo o universo a ser pesquisado.
Outro assunto colocado no programa foi a pesquisa do Datafolha divulgada hoje (12), onde Ricardo Nunes foi a 27%, Guilherme Boulos 25% e Pablo Marçal 19%, o que mostra que Nunes disparou na pesquisa, estando tecnicamente empatado com Boulos. A rejeição de Marçal aumentou para 44%. De acordo com Marco, o grande novo fato da pesquisa é a ascensão de Nunes, que o coloca em uma situação favorável. O índice de rejeição dele é o menor entre os três candidatos. Ele ainda acha que faz parte do cenário politico ter candidatos mentirosos, mas que Marçal mente muito “às vezes, parece que ele mesmo acredita na própria mentira”.
Marco Santana aproveitou o programa para apresentar o seu novo livro “Cidade de Santos – Um jornal santista até no nome” que será lançado em breve.
Para conferir esse e outros assuntos discutidos no programa, acesse a entrevista completa no canal do Jornal da Orla: https://www.youtube.com/watch?v=kuTex6S_jYY