O Instituto Cinezen Cultural, mesmo criador do Santos Film Fest, retorna o Projeto Cine Comunidade Santos, após sete anos. A partir do próximo domingo(8), o público poderá assistir diversos filmes, ao todo serão 30 exibições, sendo 15 sessões duplas. O projeto percorrerá diversos pontos da cidade, e o escolhido para inaugurar a edição será a Concha Acústica, com entrada gratuita.
O filme exibido na sessão de inauguração será “O Garoto” (1921), estrelado por Charlie Chaplin com exibição a partir de 17h. A trilha sonora ao vivo será por conta do maestro Mário Tirolli com seu trio. O público se acomodará por ordem de chegada e terá direito a pipoca gratuita.
Após a inauguração na Concha Acústica. Escolas, ONGs e centros culturais da área insular e continental receberão as exibições. O projeto é contemplado pela Lei Paulo Gustavo, política pública criada no período pandêmico, servindo de apoio para projetos culturais e artísticos.
A direção do Cine Comunidades fica a cargo de André e Paula Azenha. “Estamos muito empolgados em retomar esse projeto que fez a diferença na vida de várias crianças que nunca tinham ido ao cinema“, ressalta André Azenha. “A programação também estreita a plateia com filmes brasileiros incríveis”, destaca Paula.
Estão programadas também sessões em São Vicente e Cubatão, “Temos a missão de promover o cinema como ferramenta de inclusão, educação, transformação, entretenimento, formação de plateia e democratização de acesso à cultura em diversos pontos da cidade” afirma os diretores.
Não é a primeira vez que a Concha Acústica recebe eventos do Instituto Cinezen Cultural, em junho deste ano, o Santos Film Fest trouxe duas sessões de longa metragem, também com trilha sonora ao vivo, sendo o filme “Karatê Kid” (1984) e “Tempos Modernos” (1936).