Geral

Tempo seco: veja como melhorar sua respiração

23/08/2024
freepik

Nos últimos dias, uma intensa massa de ar seco tem impactado as regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, cenário comum durante o inverno. Essa condição climática, caracterizada pela baixa umidade do ar, pode acarretar diversos problemas de saúde, especialmente o ressecamento das vias aéreas, dificultando a respiração.

Para aliviar os desconfortos causados pelo clima seco, adotar algumas medidas simples para umidificar o ar em casa pode ser uma solução eficaz. Confira cinco dicas práticas que podem melhorar a qualidade do ar e, consequentemente, o bem-estar:

1. Utilize uma toalha molhada no quarto
Uma dica fácil e eficiente é deixar uma toalha molhada estendida nas costas de uma cadeira ou em outra superfície no quarto. Evite enrolá-la para que não desenvolva mau cheiro. Esse método ajuda a aumentar a umidade no ambiente.

2. Coloque um balde de água fervente no quarto
Outra estratégia eficaz é encher meio balde com água fervente e posicioná-lo próximo à cabeceira da cama. O vapor liberado pela água quente contribui para umidificar o ar durante a noite, facilitando a respiração. Atenção para evitar acidentes com queimaduras!

3. Decore a casa com plantas
Plantas como a espada-de-são-jorge e as samambaias são excelentes opções para quem busca umidificar o ar de forma natural. Além de contribuírem para a decoração, elas liberam vapor de água durante o processo de transpiração. Lembre-se de regá-las adequadamente e respeitar suas necessidades de luz.

4. Tome banho com a porta do banheiro aberta
Durante o banho, deixe a porta do banheiro aberta para que o vapor do chuveiro se espalhe pelo ambiente. A exposição ao vapor da água quente pode ajudar a umidificar o ar, melhorando a qualidade do ar em sua casa.

5. Invista em um umidificador de ar
Se o clima seco é uma constante onde você mora, considerar a compra de um umidificador de ar eletrônico pode ser uma excelente solução. Esses aparelhos são práticos e eficientes para manter o ar úmido, porém, requerem investimento inicial e consumo de energia elétrica.