O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, inaugurou hoje (22/08), no Porto de Santos, um viaduto de transposição da linha férrea e o viário interno do cluster de celulose. A obra dará maior fluidez aos tráfegos rodoviário e ferroviário na região, mais segurança no acesso às empresas pelos caminhões que trafegam pelo local e fomento ao desenvolvimento econômico da região.
O Ministro Costa Filho enalteceu a obra, que durou 22 meses e teve o investimento de R$ 139 milhões: “este investimento faz parte do plano maior, que 12 bilhões em recursos públicos federais em diversas obras de infraestrutura. A comunidade portuária agora tem a certeza de que vamos deixar um legado para o Porto de Santos”, enfatizou o ministro.
O viaduto liga o cluster de celulose com a Avenida Mário Covas Jr, trecho da via perimetral da margem direita, e traz ganhos não somente para o Porto, mas também para a cidade de Santos, conforme explica o presidente da APS, Anderson Pomini: “Ganha o porto e ganha a cidade. Assim é que trabalhamos, ouvindo a todos. Teremos obras nos viários da margem direita, da margem esquerda, de aprofundamento do canal de navegação, da nova fase do Parque Valongo, do VTMIS, entre tantas outras. Agradeço o apoio do ministro e do presente Lula”, concluiu Pomini.
Como parte de seu planejamento desde a vitória do leilão em 2020, quando arrematou a área do seu terminal, a Eldorado Brasil Logística fecha seu ciclo de obras entregando o viaduto e viário interno para a Autoridade Portuária de Santos (APS). Para o diretor de Logística do EBLog, da Eldorado Brasil Celulose, Flávio da Rocha Costa, a construção do viaduto é um grande avanço para o Porto de Santos. “A Eldorado Brasil Celulose celebra essa contribuição para o acesso portuário que beneficiará empresas, trabalhadores e a comunidade santista, principalmente ao cluster de celulose, produto que ocupa cada vez mais protagonismo na economia brasileira”, afirma.
Além disso, Costa também ressalta a representatividade da estrutura para a região. “A entrega de uma obra com essa magnitude e importância representa mais um passo em direção à melhora constante da mobilidade na região e favorece o aumento do desenvolvimento econômico de diversos setores, permitindo que o Porto de Santos continue batendo recordes em movimentações de cargas, alinhado com as necessidades de todos os envolvidos nesse setor e toda a comunidade”, completa.
Viaduto e viário interno – O viaduto mede 350 metros de extensão e nove metros de largura, tendo duas faixas, com mão única para a via perimetral, sentido Ponta da Praia-Centro. O elevado integra um sistema viário revitalizado que inclui a Avenida Ismael Coelho de Souza (via interna), que passa ter sentido único, com acesso pela frente da Capitania dos Portos e saída, exclusivamente, pelo novo viaduto. A via está devidamente sinalizada para garantir a segurança viária e a fluidez das operações portuárias. O viário interno possui três quilômetros de extensão, com duas faixas de rolamento, também em sentido único. Veículos de pequeno porte que necessitarem ter acesso às empresas localizadas nesse ponto da área portuária também serão beneficiados.