Santos

Gonzaga ganhará nova escola com homenagem ao Pelé

16/08/2024
Divulgação/PMS

A cidade de Santos está prestes a ganhar um novo complexo educacional: a Unidade Municipal de Ensino (UME) Rei Pelé, em tributo ao lendário jogador Edson Arantes do Nascimento, conhecido como o Rei do Futebol. A escola será erguida no terreno do antigo Colégio Marza, no Gonzaga, adquirido pela Prefeitura por R$ 39,6 milhões.

Visando ampliar a oferta de educação integral no município, a UME atenderá cerca de 400 alunos do Ensino Fundamental 1 e 2. A construção do novo complexo ficará a cargo da empresa Lemam Construções e Comércio Ltda., que venceu a licitação por pouco mais de R$ 24 milhões, cobrindo materiais, equipamentos e mão de obra. O projeto tem um prazo de execução de 15 meses.

A Prefeitura de Santos informou que ainda restam etapas burocráticas, como o empenho dos valores necessários e a assinatura do contrato. Após a conclusão dessa fase, a ordem de serviço será emitida, iniciando as obras em até cinco dias.

Projeto

O complexo terá dois blocos transversais de três pavimentos cada. O bloco educacional contará com 20 salas de aula, enquanto o bloco cultural incluirá biblioteca, auditório, sala de artes, laboratório, estudioteca, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), quadra poliesportiva e vestiários.

Com uma área construída de aproximadamente 4,8 mil metros quadrados, a UME será dotada de estratégias sustentáveis, como correta orientação solar, ventilação cruzada, aproveitamento da luz natural por abertura zenital, brises para proteção solar, consumo consciente de água e reaproveitamento da água da chuva. A circulação interna será iluminada e ventilada naturalmente, através de um vazio central.

Além da infraestrutura educacional, o projeto inclui uma praça aberta na Avenida Ana Costa, promovendo uma integração urbanística e facilitando o acesso dos alunos, que também terão uma ligação coberta à paróquia Bom Pastor.