O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou o bloqueio de R$ 50 milhões das contas do senador bolsonarista Marcos do Val, do Podemos, e a suspensão de seu perfil no Instagram. A decisão ocorre após novos ataques direcionados por Do Val ao ministro. Recentemente, o senador afirmou que o cerco contra Moraes estava se fechando e que ele pretendia denunciar o ministro em tribunais internacionais.
Imediatamente após ser notificado sobre o bloqueio de suas contas, Marcos do Val usou o X (antigo Twitter) para declarar que a medida tomada por Moraes era inconstitucional e configurava abuso de autoridade. O senador também expressou que a ação do ministro desrespeita o Senado Federal, que, segundo ele, está sendo desmoralizado, e ainda fere o princípio da dignidade humana e a imunidade parlamentar.
Durante o programa “Debate na Redação”, o advogado Hemilton Costa, questionou a postura de Marcos do Val, sugerindo que, se o senador tivesse apresentado provas consistentes desde o início da gestão de Lula, talvez a situação fosse diferente. Por outro lado, o advogado expressou dúvidas sobre as ações de Alexandre de Moraes, questionando as bases legais para o bloqueio de contas e redes sociais e comparando a atual prática com as decisões judiciais tradicionais, que deveriam ser fundamentadas na lei.
Para conferir esse e outros assuntos discutidos no programa, acesse a entrevista completa no canal do Jornal da Orla, o Orla Play, no link: