Baixada Santista

Varejistas da região apostam no Dia dos Pais para impulsionar vendas

09/08/2024
freepik

Com a chegada do Dia dos Pais, o comércio da Baixada Santista vive um dos momentos mais importantes do segundo semestre do ano para o setor. Varejistas da região, otimistas, equiparam o desempenho da data ao Dia das Mães, tradicionalmente uma das maiores em termos de vendas.

Para entender o ânimo dos empresários locais em relação ao Dia dos Pais, o Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista e Vale do Ribeira (Sincomércio-BSVR) realizou uma pesquisa. O levantamento, que consultou varejistas da região, revelou que 77% dos comerciantes esperam um crescimento de pelo menos 5% nas vendas em comparação ao mesmo período do ano passado. Entre os restantes, 15% acreditam que o faturamento será similar ao de 2023, enquanto somente 8% preveem uma possível queda.

“Estamos vindo de uma crescente no comércio. O primeiro trimestre foi o nosso melhor em 16 anos e os últimos meses mostraram uma movimentação alta nos centros comerciais da região. Este é um ano que tem sido de recuperação para o varejo. Ainda que os avanços sejam mais tímidos e venham aos poucos, é uma onda de crescimento que deve ser reconhecida”, afirma Omar Abdul Assaf, presidente do Sincomércio-BSVR.

Mantendo essa projeção positiva, muitos lojistas apostaram em estratégias variadas para atrair clientes. Segundo a pesquisa, 70% dos empresários oferecem promoções especiais, 66% investiram na decoração das vitrines e lojas, 45% introduziram novos produtos no mercado e 9% estão capacitaram suas equipes para melhor atender o público

 

Gastos dos consumidores

Do lado dos consumidores, a disposição para gastar neste Dia dos Pais também é um indicativo de um período promissor. Em média, os moradores da Baixada Santista e Vale do Ribeira planejam desembolsar R$ 150 em presentes. A pesquisa, também do Sincomércio-BSVR, realizada entre 1 e 16 de julho com 250 pessoas, mostrou que 43% dos entrevistados pretendem gastar até R$ 150, enquanto 34% planejam desembolsar entre R$ 150 e R$ 250.

Os itens de vestuário são os mais procurados, com 61% da intenção de compra, seguidos por calçados (30%) e perfumes (28%). Também foram citados carteiras e acessórios (11%), joias e relógios (9%) e produtos eletrônicos (7%). Outras opções, como artigos esportivos (4%), produtos automotivos (3%) e bebidas (2%), aparecem em menor destaque.

Ao escolher onde comprar, os consumidores apontaram ofertas atrativas e bom atendimento como os fatores mais importantes, segundo 49% dos entrevistados. Outros 20% baseiam a decisão no desejo do pai, 14% valorizam uma vitrine bem organizada, e 9% são atraídos por novos produtos no mercado. A propaganda em mídias tradicionais e digitais influencia 8% dos consumidores.

Quanto às formas de pagamento, o cartão de crédito será o preferido por 46% dos clientes, seguido pelo cartão de débito (38%), Pix (11%) e dinheiro (5%).