Ao participar do Programa Debate na Redação, no OrlaPlay, o canal do Jornal da Orla no Youtube, o ex-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Ivan Sartori, falou sobre as recentes decisões polêmicas do STF (supremo Tribunal Federal) e, também, fez uma análise das eleições deste ano para as prefeituras de São Paulo e Santos.
Desembargador aposentado, Ivan Sartori é amigo pessoal do ex-presidente Jair Bolsonaro, de quem recebeu apoio nas eleições municipais de 2020, quando ficou em segundo lugar na disputa pela Prefeitura de Santos.
Considerado um bolsonarista raiz, por suas posturas conservadoras, Sartori elogiou a indicação do coronel Ricardo Mello Araújo para vice do prefeito Ricardo Nunes em São Paulo.
O coronel foi indicado com o aval de Bolsonaro e do governador Tarcísio de Freitas.
Ressalvas
Se de um lado recebeu muito bem a indicação de Mello Araújo para a disputa, como vice em São Paulo, Ivan Sartori afirma que vê com ressalvas a virtual candidatura da deputada federal Rosana Valle à Prefeitura de Santos como representante do setor conservador.
“ A Rosana, com todo respeito pelo trabalho dela, pelo que ela fez na Câmara Federal, como deputada, ela é uma candidata que veio da esquerda. Ela era Márcio e Caio França. Ela era do PSB. E daqui a pouco ela mudou a situação”.
“Eu vejo com reservas isso, de ela ter origem na esquerda. Vejo com reservas inclusive porque quando eu fui candidato a prefeito (de Santos, em 2020) “ela foi contra mim e contra o Bolsonaro. Ela apoiou o Rogério. Tem vídeos aí que ela apoiou o Rogério. Portanto, eu vejo com reservas esse tipo de coisa”.
Supremo
O ex-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo também afirma que vê com ressalvas algumas decisões polêmicas que têm sido adotadas pelo STF. Ele entende que, em algumas decisões, a Suprema Corte tem invadido a competência do Congresso.