Santos

Santos inaugura Ecofábrica nos morros e nova sede no Centro Histórico

25/06/2024
Divulgação/Prefeitura de Santos

Equipamentos que promovem a capacitação de pessoas para o mercado de trabalho, geração de renda e reaproveitamento de materiais, inclusive com reconhecimento internacional, as Ecofábricas de Santos ampliaram seu potencial nesta segunda-feira (24). Pela manhã, foi inaugurada a terceira unidade da Cidade, no Morro São Bento. Já na parte da tarde, foi entregue a nova sede da Ecofábrica Criativa, no Centro Histórico, com direito a abertura de inscrições para curso.

Reciclagem de móveis, marcenaria, serralheria, pedreiro, pintor e eletricista serão os cursos disponíveis na Ecofábrica dos Morros, localizada na esquina das ruas São João e Santo Eduardo, no Morro São Bento. O equipamento funcionará como suporte para a zeladoria do Município. Com foco na sustentabilidade, serão reaproveitados materiais descartados nos morros para produção de bancos, mesas e corrimões a serem instalados nos morros.

A terceira Ecofábrica da Cidade foi construída na antiga sede da policlínica do bairro. As obras, com supervisão da Secretaria das Prefeituras Regionais (Sepref), duraram oito meses, e o investimento foi de R$ 580.900,10.

O prefeito Rogério Santos destacou que a Ecofábrica é um projeto muito importante para Santos. “É uma iniciativa que tem o sentido amplo da sustentabilidade. Estamos aqui para atender pessoas, dar oportunidades, através de formação e da capacitação. A formação das pessoas com os cursos resultará em geração de renda e a transformação de vidas”.

“Percebemos que tínhamos que tentar algo diferente. Vejo que muitos espaços de Santos precisam de zeladoria, e muitas vezes pagamos caro por esses materiais. Estamos oferecendo, com a Ecofábrica dos Morros, a possibilidade do reaproveitamento do material jogado nas encostas”, diz um dos idealizadores das ecofábricas, o responsável pela Ouvidoria, Transparência e Controle (OTC) da Prefeitura de Santos, Rivaldo Santos.

Secretário Municipal de Meio Ambiente, Proteção e Defesa Animal, Marcio Gonçalves Paulo classifica a ecofábrica como um “equipamento social e ambiental maravilhoso, que propicia a formação das pessoas desta região”.

A Ecofábrica Criativa mudou de endereço nesta segunda-feira (24). A nova sede do equipamento da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur) passa a funcionar na Rua Tiro Onze, 6, no Centro Histórico. A inauguração do espaço vem com boas notícias: estão abertas as inscrições para 20 vagas do curso de marcenaria ecológica.

Com um espaço composto por diversas ferramentas, bancadas, balcões e áreas para fazer cortes em madeiras, os alunos terão acesso a maquinários durante as práticas de marcenaria. A parte teórica na sala de aula fica localizada no andar de cima.

A Ecofábrica Criativa funcionava antes no Mercado Municipal, na Vila Nova, que atualmente está passando por ampla revitalização. A nova sede fica mais próxima da Casa do Artesão, equipamento que será crucial para os alunos porque sediará oficinas com o intuito de aprimorar e desenvolver os produtos artesanais que aprendem a fazer na Ecofábrica.

“Estamos unindo pilares fundamentais para Santos: o meio ambiente e o desenvolvimento social e econômico. Na Ecofábrica Criativa, reaproveitamos a matéria-prima, que se torna uma fonte de renda para o aluno. E, quando revitalizamos esse espaço como um todo, dando novas oportunidades, formações e gerando emprego, transformamos vidas”, destacou o prefeito Rogério Santos.

Para a secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur), Selley Storino, o equipamento é um adicional ao projeto de revitalização do Centro. “Promoverá ainda um maior movimento à área com o propósito de capacitar e colaborar com a sustentabilidade na nossa cidade. Estamos à frente da Casa do Artesão, onde contamos com empreendedores de Santos. Agora, teremos um local para os santistas ganharem formação para trabalhar com marcenaria. É mais uma inovação para a área”.

INSCRIÇÕES PARA CURSO

Para participar, basta comparecer ao local até 1º de julho com comprovante de residência em Santos e documento pessoal. As aulas vão ocorrer às segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h às 12h e à tarde, das 14h às 17h.

É com histórias de sucesso contadas por antigos alunos que o professor Nilson de Farias, 44, incentiva e expõe motivos de sobra para se orgulhar com a trajetória da Ecofábrica Criativa. “Tenho alunos que, com o empenho e a paixão pela marcenaria, já estão trabalhando até em Portugal. É muito emocionante, para mim, formar pessoas que estão em busca de realizar seus sonhos”.

E a primeira oficina – de confecção de quebra-cabeça de madeira – estará no comando do famoso artista visual Ramon Arzerra, 40, que está ansioso para conhecer os futuros alunos e passar conhecimentos adquiridos em uma ampla trajetória. “O espaço está lindo, muito profissional. Além de envolvente, os alunos terão muito suporte com as ferramentas que estou vendo por aqui. Será a minha primeira vez na Ecofábrica Criativa, um desejo que eu carregava faz tempo. Tenho certeza de que será muito gratificante”.

A unidade teve, ainda, a doação de mais de 500 ferramentas entregues pelo servidor público Silmar Silva de Paulo. Os itens pertenciam ao seu falecido pai, Antônio de Paulo, que atuou por mais de 50 anos como consertador de cargas no Porto de Santos. “É um ato solidário que fiz com o coração. Espero que os alunos, ao manusearem as ferramentas do meu pai, sintam a mesma paixão que ele tinha ao trabalhar com elas”, disse o servidor.

A outra Ecofábrica de Santos fica na Zona Noroeste. Foi inaugurada em agosto de 2022. Com área de quatro mil metros quadrados, é a maior da Cidade e fica situada ao lado da Subprefeitura Regional da Zona Noroeste, no número 456 da Avenida Nossa Senhora de Fátima. A unidade oferece cursos gratuitos de capacitação profissional nas áreas de marcenaria, serralheria, alvenaria, moda sustentável, horta e compostagem.