Alunos do projeto Embaixadores do Século XXI, da UME João Papa Sobrinho (Gonzaga), tiveram uma tarde diferente no Lar das Moças Cegas. Eles conheceram as dependências da instituição e participaram de uma palestra sobre a importância da Antártida.
Para que conhecessem a instituição, eles participaram da Vivencia Dirigida, onde puderam aprender sobre o braile e, com faixas nos olhos, jogaram capoeira e simularam o cotidiano na instituição.
Descrevendo tudo o que já viu em suas visitas à Antártica, a palestrante, bióloga e doutora em ciências ambientais Francyne Elias levou um globo terrestre em alto relevo, dois pinguins de pelúcia de diferentes espécies e uma roupa térmica para que os alunos tivessem uma melhor experiência.
O PROJETO
O projeto tem o objetivo de despertar nos estudantes uma consciência voltada para as questões ambientais, por meio de diversas ações, em consonância com as metas 4, 12, 13 e 14 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas (ONU), com a Década do Oceano (2021 – 2030) e com a lei municipal 3.935/2021, que prevê a inserção de assuntos sobre o mar no currículo das escolas, de maneira transversal. A iniciativa envolve 16 alunos dos quartos e quintos anos da unidade, escolhidos por meio de votação.