Vereador evangélico se recusa a ler projeto de lei sobre LGBT’s em Bertioga
23/05/2024O vereador Eduardo Pereira (PSD) se recusou a ler um projeto de lei voltado ao público LGBT+ e abandonou uma sessão ordinária na Câmara de Bertioga na última terça-feira (21). O presidente da câmara indicou que o parlamentar lesse o projeto de autoria da vereadora Renata da Silva Barreiro (PSDB) e ao receber o documento, Eduardo disse “Ah não, Renata, vou sair fora. Tá louco? Não faz isso comigo. Entregar projeto LGBT pra mim? Não, toma aí.” e se retirou. Eduardo ainda questionou aos colegas se estava sendo zoado.
Em nota, o vereador afirmou que está se criando uma polêmica sem necessidade sobre o assunto e que percebeu que o projeto foi passado à ele pois ele é evangélico. Eduardo afirmou também não ter debochado da situação e ressaltou “Mereço respeito pela minha posição de não realizar a leitura. Deus ama a todos e eu também”.
O PL 035/2023 tem como objetivo a instituição do projeto “Respeito tem Nome”, voltado à promoção da cidadania das pessoas LGBTQIA+ em Bertioga por meio da facilitação de acesso a documentos necessários para retificação do prenome e gênero no registro civil.
O Projeto foi aprovado em primeira discussão no plenário e reação de Pereira gerou revolta da autora. “O projeto se resume no respeito. É de respeito que estou falando, de homem, de mulher, de viado, do que quer que seja. Eu falo de cidadania, de ser humano e falo de humanização. É só isso o projeto. A minha religião é Deus”, disse a vereadora.
Confira o momento abaixo: