O Ministério da Saúde anunciou a antecipação da campanha de vacinação contra a gripe em áreas estratégicas do país. A medida visa combater a circulação precoce de vírus respiratórios. De acordo com a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, a ação que normalmente ocorre entre abril e maio, iniciará já em 25 de março deste ano.
A decisão de antecipar a imunização foi tomada após a observação da mudança na circulação desses vírus desde o ano anterior. Geralmente, os vírus começam a circular no período de inverno brasileiro, entre maio e julho, aproveitando as temperaturas mais baixas.
A vacina oferecida pelo Ministério da Saúde é trivalente e pode ser administrada junto com outras vacinas. A expectativa é de que 75 milhões de pessoas sejam vacinadas.
Podem se vacinar:
– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos, incluindo crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos.
– Trabalhadores da Saúde.
– Gestantes e puérperas.
– Professores dos ensinos básico e superior.
– Povos indígenas.
– Idosos com 60 anos ou mais.
– Pessoas em situação de rua.
– Profissionais das forças de segurança e de salvamento, das Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso), trabalhadores portuários, funcionários do sistema de privação de liberdade e população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).