A cidade de Santos está sob alerta devido à previsão de mar agitado nos próximos dias, com ondas que podem atingir até 3 metros de altura. Segundo o boletim emitido pelo Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta (NPH-Unisanta), em colaboração com a Defesa Civil de Santos, espera-se que as condições marítimas comecem a se intensificar a partir do final da tarde de quarta-feira (14/02), se estendendo até sexta-feira (16/02).
Na baía e no estuário de Santos, é esperado um aumento significativo no nível do mar, com previsão de atingir 1,5 metro na baía e 1,8 metro no interior do estuário, atingindo seu pico previsto para quarta-feira às 17 horas, representando um aumento de 40 centímetros em relação à tábua de marés.
O Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos já está em alerta devido à previsão de altura significativa das ondas, entre 2 e 3 metros, podendo evoluir para um estado de alerta se ultrapassar os 3 metros. No entanto, conforme destacado no boletim do NPH-Unisanta, não são esperados impactos significativos em estruturas urbanas costeiras de Santos, devido à intensidade e direção preferencial das ondas.
Além da preocupação com o mar agitado, Santos também enfrentará instabilidades meteorológicas. A chegada de uma frente fria à região da Baixada Santista trará pancadas de chuva já no final desta terça-feira. Na quarta-feira, as chuvas são esperadas ao longo do dia, podendo ocorrer com intensidade forte em alguns momentos, acompanhadas de raios. O volume de precipitação previsto para os próximos três dias varia entre 45 e 90 milímetros.
A Defesa Civil recomenda que durante esse período as pessoas evitem atividades náuticas e estejam atentas aos carros estacionados em garagens subterrâneas.