Um trecho do canal 1 (Avenida Pinheiro Machado), entre a Rua Carvalho de Mendonça e o Curvão (Marapé), em Santos, começou a receber serviço de desassoreamento na tarde desta quinta-feira (4). A previsão é de que sejam retiradas, nos próximos 20 dias, de 10 a 12 toneladas de lama diariamente. O trabalho está sendo executado pela Prodesan e supervisionado pela Secretaria das Prefeituras Regionais (Sepref).
A retirada do sedimento está sendo feita na pista praia/Centro da avenida. O material é recolhido do canal por uma retroescavadeira. A lama é colocada em um caminhão trucado e o material é encaminhado para um aterro sanitário em São Vicente.
Segundo explica o coordenador da ação, Alan Kardec Araújo, caso não seja registrado um período de fortes chuvas nos próximos dias, a programação da retirada da lama dos canais volta para o canal 3 (Avenida Washington Luís) no fim do mês, no trecho entre as ruas Joaquim Nabuco e Alexandre Herculano. Entre novembro e 3 de janeiro, o desassoreamento no canal 3, no trecho entre a Rua Joaquim Nabuco e a região central, resultou na retirada de 604 toneladas de lama.
Os canais 1 e 3 costumam receber com mais frequência este serviço pelo movimento da maré, que acaba resultando no acúmulo de sedimento nestes dois trechos da Cidade.
ZONA NOROESTE
No segundo semestre de 2023, as equipes responsáveis pelo desassoreamento concentraram esforços em canais da Zona Noroeste, como os da Avenida Eleanor Roosevelt (São Jorge), Avenida Jovino de Melo (Areia Branca), Rua Roberto de Molina Cintra (Santa Maria) e Avenida Hugo Maia (Santa Maria).