Baixada Santista

Cubatão recebe Toquinho e Orquestra Sinfônica neste sábado

02/01/2024
Divulgação PMC

Cubatão será palco de um grande encontro da música brasileira: a ‘Orquestra Sinfônica POP Arte Viva’, regida pelo Maestro Amilson Godoy e que convida o músico Toquinho. A apresentação gratuita acontece no próximo sábado (6), às 19 horas, na Praça da Independência, em frente ao Píer do Jardim Casqueiro — mesma estrutura que comportou o ‘Casamento Comunitário’ e o ‘Réveillon 2023’. Será aberto ao público e irá contar com a participação da cantora Camilla Faustino.

Promovido pela Prefeitura de Cubatão e pela Rede, do Itaú, com apoio do Ministério da Cultura (MinC), o concerto promete ser uma combinação do clássico com a música popular brasileira, desta vez trazendo o vanguardista Toquinho como convidado para completar a apresentação com seus sucessos, como a inesquecível e mundialmente famosa música ‘Aquarela’ (1983).

Também fazem parte do repertório do evento títulos como ‘Aquarela do Brasil’ (1939), de Ary Barroso, ‘Asa Branca / Assum Preto’ (1947), de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, ‘Chega de Saudade’ (1959), de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, e um medley com canções da banda Legião Urbana.

Sequência de sucessos — Com as realizações, a Orquestra Sinfônica POP Arte Viva pretende levar música erudita para o público de um jeito diferente. “O que eu busquei foi trazer para a música popular essa riqueza sinfônica que acontece normalmente dentro da chamada música erudita”, explica o maestro Amilson Godoy.

“Aquele rigor, aquela austeridade musical acontece no tratamento à música, mas não na convivência”, complementa. Segundo o regente, a descontração típica deste tipo de espetáculo é importante por Cubatão ser cidade referência em exemplo de recuperação ambiental.

O secretário de Turismo, Fabrício Lopes, ressalta que o show será mais uma oportunidade para turistas e visitantes conhecerem as novas estruturas do Parque Linear do Jardim Casqueiro, e fortalecer ainda mais o turismo de eventos na cidade.

“Cubatão demonstra que está no circuito dos grandes espetáculo, trazendo artistas consagrados e consolidando o Píer do Casqueiro como novo grande espaço de apresentações na Baixada Santista. Essa é mais uma oportunidade para quem deseja conhecer mais e se surpreender positivamente com nossa cidade”, afirma o secretário.

“Não é à toa que estamos, neste momento, realizando o maior projeto de urbanização da América Latina, levando dignidade para as pessoas, melhorando a qualidade de vida e ajudando a cuidar do futuro do planeta”, ressalta Fabrício Lopes.

Sobre a Orquestra Sinfônica POP Arte Viva — Criada em 1993 pelo Maestro Amilson Godoy, visa dar um tratamento mais elaborado à música popular, com o intuito de formar um público mais exigente. “Quando falamos de uma Orquestra Sinfônica temos o hábito de relacionar esta manifestação musical à música clássica. O requinte musical, com raras exceções, privilégio da música erudita, deve estar presente também na música popular”, define o maestro, resumindo o conceito pilar da criação de sua orquestra.

Sobre Amilson Godoy — Pianista, compositor, maestro, arranjador e professor, Amilson Godoy foi solista, integrante de prestigiados grupos e atuou frente à diversas orquestras sinfônicas do país. Venceu vários concursos antes de receber o prêmio de melhor arranjador no 26º Festival Internacional da Canção de Viña Del Mar – feito, até então, inédito para um brasileiro. A partir de 1964, ganhou projeção com o grupo Bossa Jazz Trio, com o qual excursionou por diversos países das Américas e da Europa. Com Elis Regina, participou de várias turnês, além de seu lançamento na Europa no Festival Midem de Cannes e de sua primeira temporada no consagrado Teatro Olimpya de Paris.

Sobre Toquinho — Construir acordes e harmonias, fazer música e poesia é a profissão de Toquinho, que sabe harmonizar a vida no compasso do prazer, no contraponto entre a paixão e a amizade, a família e os amigos.  Antonio Pecci Filho (Toquinho) nasceu em São Paulo, no bairro do Bom Retiro, em 6 de julho de 1946. Teve aulas com Paulinho Nogueira (primeiros e principais acordes), Isaías Sávio (violão erudito) e Léo Peracchi (orquestração). Gravou cerca de 82 discos, compôs mais de 450 músicas e fez cerca de 10.000 shows pelo Brasil e pelo exterior. Tem como principais parceiros Vinicius de Moraes, Chico Buarque, Jorge Ben Jor, Paulinho da Viola, Francis Hime, Mutinho, Carlinhos Vergueiro, Gianfrancesco Guarnieri entre tantos outros.