A Orquestra Cubatão Sinfonia realiza Concerto de Natal nesta quarta (20), a partir das 18h30, no Espaço Incena Brasil (Rua Marechal Rondon, 250), no Jardim Costa e Silva, com entrada gratuita. Será a última apresentação pública de 2023.
André Farias, maestro titular da Orquestra, destaca que o repertório traz o cenário da música clássica já presente no imaginário popular. “São peças lindas e temáticas desse fim de ano, com um toque de jazz. Uma grande alegria para os nossos artistas executarem essas peças tão significativas”.
Neste ano, a Orquestra traz um viés profissionalizante, com 30 músicos de toda a Baixada Santista compondo sua formação. O projeto Orquestra Cubatão Sinfonia Ano V é idealizado e realizado pela Associação de Músicos da Banda Sinfônica e tem patrocínio da Usiminas via ProAC-ICMS (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo). Também conta com apoio da Prefeitura de Cubatão, via Secretarias de Cultura e Comunicação, e do Instituto Usiminas.
“Projetos como o Cubatão Sinfonia evidenciam a importância do apoio a projetos que usam a educação e a música para transformar realidades e despertar as pessoas para a arte. É especial ver essa iniciativa se consolidando e, principalmente, indo ao encontro do público, levando a música clássica para mais e mais pessoas”, comenta Patrícia Limeres, produtora executiva do Instituto Usiminas.
A Orquestra Cubatão Sinfonia – Está na 5º edição com o intuito de viabilizar o estudo da música especialmente a para pessoas inseridas em áreas de vulnerabilidade social. A ideia é proporcionar troca de conhecimentos, capacitando e aumentando as perspectivas para o futuro. A Orquestra é formada pelos instrumentos: clarinete, contrabaixo, fagote, flauta, oboé, percussão, saxofone, trombone, trompa, trompete, tuba, viola, violino e violoncelo. Cada participante cumpre carga horária de ensaios e apresentações, além de participar de cursos e workshops oferecidos pelo projeto e recebe bolsa-incentivo.
A Orquestra é um dos braços do Programa Cubatão Sinfonia que ensina música e expressão corporal a crianças e adolescentes dos bairros Cota e proximidades. Foi criada em 2016 como a oportunidade de reunir jovens que já possuem contato com a música erudita e, durante esse tempo, já realizou apresentações em diversos teatros da Região.