Pesquisa do Sincomércio-BSVR indica confiança dos empresários para Temporada Festiva
13/12/2023Os lojistas da região estão ansiosos para as festividades de final de ano — isso é o que aponta uma pesquisa realizada pelo Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista e Vale do Ribeira (Sincomércio-BSVR) com 250 empresários das cidades. O resultado do levantamento, realizado entre 6 e 24 de novembro, mostra que 68% dos entrevistados esperam um aumento nas vendas de Natal, projetando um incremento de até 3% em comparação ao ano anterior.
Apesar da predominante confiança, 23% dos empresários ainda acreditam que o nível de faturamento permanecerá no mesmo patamar, enquanto 9% temem uma desaceleração em relação a 2022. Dentre esses, 97% indicam a falta de poder aquisitivo do público como o principal obstáculo e 3% mencionam o aumento da concorrência como uma preocupação.
O presidente do Sincomércio-BSVR, Omar Abdul Assaf, avalia o cenário: “Estamos vivendo um segundo semestre mais devagar do que o esperado, então, mesmo quem está otimista para a data, aguarda um crescimento bem moderado”. É por isso que investir em estratégias para cativar o cliente é tão importante nesta época, explica o dirigente.
Para chamar atrair os compradores, o estudo revelou que 81% dos lojistas pretendem capturar a atenção de quem passa com uma vitrine chamativa e itens natalinos na decoração. Além disso, 53% apostam na oferta de novos produtos e 41% estão planejando grandes promoções. Outras táticas incluem divulgação em mídias digitais (32%), treinamento de funcionários (13%) e propaganda em TV, rádio e jornais (7%). Neste questionário, os comerciantes podiam escolher entre uma ou mais ações de vendas.
TICKET MÉDIO NA BAIXADA SANTISTA E VALE DO RIBEIRA É DE R$ 400
O ticket médio dos consumidores da Baixada Santista e Vale do Ribeira para o Natal está estimado em R$ 400, segundo o levantamento do Sincomércio-BSVR, que também abordou 250 moradores locais. Na região, 51% dos entrevistados planejam gastar esse valor — abrangendo presentes e itens decorativos. Outros 27% indicam um orçamento de R$ 300, enquanto 15% limitam suas despesas a R$ 200, e 7% projetam desembolsar aproximadamente R$ 100.
A maioria expressiva, representando 84%, pretende comprar presentes para até três familiares e amigos. Os demais 16% estão planejando agradar mais de três pessoas com mimos e lembrancinhas.
Os consumidores da Baixada Santista e Vale do Ribeira têm preferências distintas para os presentes natalinos. Brinquedos lideram a lista com 54% das respostas, seguido por roupas e calçados (52%), perfumes e cosméticos (34%), eletrônicos como celulares e tablets (27%), e jóias, bijuterias e acessórios (18%). Nesta seção da pesquisa, era possível escolher entre uma ou mais opções.
Quanto à forma de pagamento, 69% optarão pelo cartão de crédito, indicando uma preferência pela praticidade e parcelamento. O Pix/cartão de débito surge em segundo lugar, com 21%, seguido por dinheiro, com 10%. Grande parte dos clientes (50%) planeja realizar suas compras em lojas físicas, explorando opções nas ruas e shoppings; outros 43% escolhem a comodidade das compras online. Apenas 7% se consideram indiferentes quanto ao canal utilizado para as aquisições.
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO AMPLIADO
O Sincomércio-BSVR incentiva os comerciantes a ampliarem seus horários de funcionamento a partir de 1º de dezembro com o objetivo de melhor atender à demanda e proporcionar aos consumidores tempo adequado para pesquisar e conhecer as lojas antes das compras.
Assaf ressalta que, quando se trata da implantação do expediente estendido, não há uma regra específica a ser seguida pelos empresários, bastando que os mesmos respeitem a legislação trabalhista vigente ao ajustarem os horários de atendimento das suas equipes.
“Aumentar as horas de trabalho da loja ajuda a maximizar as oportunidades de vendas nesta temporada festiva, o que é muito importante para os empresários, que estão esperançosos para encerrar o ano com chave de ouro”, destaca o presidente.