Matheus Vieira e Gabriela Martinez
A data comemorativa mais importante do ano está chegando e a população já começa a pesquisar os melhores preços para dar um presente àquele ente querido. Em contrapartida, o comércio sempre fica esperançoso de vender cada vez mais e superar as metas do ano passado.
Neste natal não seria diferente. O presidente do Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista e do Vale do Ribeira (Sincomércio-BSVR), Omar Abdul Assaf, declara que a expectativa de crescimento para esse ano é de 2% a 5%. “Mesmo que tenha sido registrado uma queda nos últimos anos em relação as datas festivas, nós estamos otimistas e iremos trabalhar muito para atingir essa meta”, afirma.
Apesar da queda registrada nos últimos anos, a aposta agora é na temporada de cruzeiros de Santos e a esperança também está no 13º salário. “Com a taxa de juros tão alta, o cliente fica mais seletivo e cuidadoso na hora de comprar, o que pode afetar um pouco as vendas. Mas acreditamos que o número elevado de turistas na região e a chegada do 13º irão auxiliar bastante”.
Ana e Caio Reis, proprietários da loja 1920 no Shopping Parque Balneário acreditam que no crescimento das vendas. “A loja está bastante tempo solidificada aqui, há 14 anos no comércio. Crescemos no ramo varejista, principalmente no digital, o e-commerce”, diz Ana.
“O comércio tem que pensar sempre em crescer para poder fazer sentido, estamos alinhados com nossas expectativas de crescimento. Ainda temos alguns reflexos da pandemia, não completamente, mas por planejamentos e estratégias estamos tendo crescimento ano pós ano”, completou Caio.
Ana e Caio também acreditam no turismo como uma forma de alavancar as vendas. “Estamos apostando no crescimento da economia e no turismo que tem se instalado em Santos, hoje temos um grande número de cruzeiros e podemos aproveitar disso na nossa expectativa para ano que vem”.
Fernanda Rodrigues, proprietária da loja AZENIF segue com a mesma linha de pensamento.
“Eu percebi um pouco de aumento nas compras em novembro, comparando ao ano passado. A Black Friday e outras promoções que acabamos fazendo nos permitiram ter esse aumento. Esperamos que esse ritmo se mantenha em 2024”, comenta a proprietá
ria.