Nesta terça-feira (5), a Santos Skatepark – Chorão, foi aberta no Novo Quebra-Mar, com a apresentação de alguns dos principais nomes da modalidade no País. Os atletas da seleção brasileira treinaram na pista, que receberá, a partir de quarta (6), o Campeonato Brasileiro de Street Skateboarding.
Nesta segunda-feira, os participantes do Brasileiro já começaram a treinar no espaço, que será inaugurado oficialmente para a população santista no domingo (10), no encerramento do Campeonato Brasileiro de Skate.
A pista conta com dimensões olímpicas e faz parte de um complexo voltado para a prática do skate que soma um total de 2.400m², o dobro do espaço anteriormente existente. O skatepark possui uma pista de street, de 1.220m², e outra de park, com 650m², modalidades integrantes do programa olímpico.
O espaço conta com duas rampas no nível superior e 13 pisos curvos, assim como as rampas de transição para a pista de park, que também integra o complexo esportivo de dimensões olímpicas. O entorno do local conta também com uma área de paisagismo com 1.120m² de grama esmeralda que, juntamente com os passeios, faz a conexão das duas pistas do parque.
O complexo tem ainda arquibancada com 40m² e capacidade para 45 espectadores. Além disso, foi instalada iluminação especial com oito postes e iluminação com tecnologia LED. O local abrigará também a Confederação Brasileira da modalidade e o Centro de Treinamento (CT) de alta performance para skate e surfe.
O prefeito de Santos, Rogério Santos, ressalta a infraestrutura de ponta do espaço no Novo Quebra-Mar. “Santos é uma das cidades mais esportivas do Brasil. A nova pista de skate e o centro de treinamento anexo oferecem toda a infraestrutura para que a gente possa receber campeonatos, atletas em preparação olímpica e ajudar na formação e revelação de novos talentos da Cidade e região. A pista também coroa o Novo Quebra-mar como um amplo complexo esportivo à beira-mar, que já dispõe de pump track, patinação, basquete 3×3 e recebe praticantes de tantas outras modalidades”, destacou.
A pista do skatepark de Santos recebe o nome de “Chorão”, vocalista da banda Charlie Brown Júnior, que morreu em 2013, mas deixou para a Cidade e o Brasil um legado inestimável para a música e o skate.
CAMPEONATO BRASILEIRO
As disputas do Campeonato Brasileiro de Street Skateboarding prometem agitar o Novo Quebra-Mar, de quarta (6) a domingo (10).
O evento será disputado em oito categorias: Masculino Profissional, Masculino Amador, Masculino Iniciante e Masculino Máster; Feminino Profissional, Feminino Amador, Feminino Iniciante e Feminino Máster (Confira o cronograma completo de disputas abaixo).
Ao todo foram abertas cerca de 230 vagas para o Brasileiro, com nomes definidos com base nas seis seletivas classificatórias realizadas nos últimos meses (Seletivas Centro-Oeste, Nordeste, Norte, PA-MA-PI, Paulista, Sudeste e Sul), além do ranking profissional formado a partir do Circuito Brasileiro de Street.
Para o secretário de Esportes, Gelasio Fernandes, é uma honra a Cidade abrir o espaço recebendo os treinos da seleção e o Campeonato Brasileiro. “Não poderíamos estrear de maneira melhor, recebendo as grandes feras do skate nacional que escolheram o nosso espaço para se preparar para a seletiva olímpica”.
A competição está sendo organizada pela Confederação Brasileira de Skate (CBSK) com o apoio da Secretaria de Esportes de Santos (Semes). O evento será aberto ao público e terá entrada franca, respeitada a capacidade do local.
O Brasileiro de Street Skateboarding 2023 é apresentado pelo Banco BV e tem patrocínio da Qix Internacional. Apoiam o evento a General Outdoor OOH, Moove Games, Burgerama, Transwolff, Instituto Pierin, Monster Energy, Drop Dead Skateboard, WATS, Hocks, Woodlight, EBS (Escola Brasileira de Skate), Via Skate Shop e Tesla Footwear.
INAUGURAÇÃO OFICIAL
No domingo (10), o skaterpark terá o encerramento do Brasileiro e a sua inauguração oficial, com a presença de autoridades.
Nesta data, das 14h30 às 15h, haverá apresentação dos paraskatistas Jota Ribeiro, Kauê Augusto, Nando Araújo, Italo Romano, Vini Sardi e também do santista Tony Alves, um dos principais nomes da modalidade. A demo acontece em parceria com a Associação Brasileira Paraskateboard (ABPSK).
“A presença da Seleção Brasileira e do Paraskateboarding só vai engrandecer ainda mais o evento. Na terça, o público terá a oportunidade de ver de perto grandes nomes da Seleção, tanto do Park quanto do Street. No domingo, entre as finais da categoria Profissional, teremos a apresentação do Parasketboarding. Tenho certeza que serão dois momentos marcantes dentro da nossa programação”, destaca Eduardo Musa, presidente da Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk).