A primeira grande obra do Elevado Aristides Bastos Machado, no Centro Histórico de Santos, desde sua inauguração, em 1976, já tem 80% dos serviços concluídos. Além da recuperação e restauro da estrutura, as intervenções abrangem também o entorno, incluindo a construção de área esportiva sob o elevado. A previsão é de que a reabertura do viaduto para o tráfego de veículos já aconteça na segunda quinzena de dezembro.
Os trabalhos no viaduto de 375m de extensão, importante rota de ligação da Cidade, por onde passam diariamente cerca de 50 mil veículos, estão acelerados. Eles foram iniciados em março, com prazo contratual de 18 meses, ou seja, setembro de 2024, para a execução do projeto.
Já terminaram o tratamento e o fechamento das fissuras existentes na estrutura, assim como a troca dos aparelhos de apoio, a barreira rígida de concreto e o reforço dos pilares.
Encontram-se na etapa final os reparos e a proteção da estrutura (96% já concluídos), com lixamento, pintura e envernizamento, a remoção do pavimento (75% pronto) e a construção de novos passeios (50%). Já nas ruas do entorno do elevado, 42% das calçadas foram finalizadas e o recapeamento está em 20%.
O projeto de recuperação do elevado envolve a remoção de 395,29m² de pavimento asfáltico, 634m² de calçadas, 201m de guias, 182m de sarjetas e 28,50m² de grama.
Serão instalados 178m de guias retas e outros 4m de guias curvas, 182m de sarjetas de concreto moldadas no local e 242m² de calçadas em concreto desempenado. Está prevista a instalação de 5,50m² de mosaico português na cor vermelha e a execução de 395,20m² de pavimentação asfáltica.
Os serviços se completam com a instalação de 18 novos postes e de 628 lâmpadas especiais para a iluminação cênica.
ÁREA ESPORTIVA SOB O ELEVADO
Terminou a concretagem das duas pistas de skate e da quadra de basquete sob o Elevado. Essa área esportiva aproveita o vão livre sob a estrutura, dividido em três segmentos por pilastras.
“Faltam apenas complementar as calçadas e instalar as tabelas, grades e alambrados”, afirmou Almir Rodrigues Frade, da Seserp (Secretaria de Serviços Públicos), que acompanha as obras. A construção teve início no dia 16 de outubro.
Totalizando 311m², as duas pistas do skatepark, uma delas da modalidade street, contam com rampas para evoluções e manobras. Ambas contarão com alambrados com 2,9m de altura. A primeira conta com uma pequena arquibancada de 6,1m² com dois degraus, uma ‘mini ramp’ e um minipalco, enquanto o segundo espaço dispõe de um ‘quarter’ (meia ‘mini ramp’), uma pirâmide com corrimão destinada a manobras e um corner bowl (construção de concreto no formato de uma meia esfera, com a parte convexa para baixo).
O terceiro e último vão livre sob o elevado, destinado ao basquete, ocupa 168m² e receberá alambrados de 4,6m de altura. O espaço terá duas estruturas de basquete com tela e cesto tamanho juvenil.
Almir Frade adianta que esse espaço esportivo contará com iluminação especial com projetores em LED, paisagismo e 1,5m³ de bancos de concreto. A área alambrada contará com portas metálicas, um armário guarda-volumes de aço com oito portas, e lixeira.
INVESTIMENTO – Os serviços estão a cargo da Terracom Construções, vencedora da concorrência pública, e representam um investimento de R$ 37.783.284,44, sendo R$ 19.642.831,10 provenientes da Secretaria de Governo e Relações Institucionais, do Estado, e o restante, do orçamento municipal. O prazo contratual é de 18 meses e expira em setembro de 2024.