Três profissionais da área de saúde foram homenageados pelos serviços prestados à cidade de Santos em suas respectivas áreas em 2023. Carlos Alberto Yoshimura (Mérito Médico), Larissa de Oliveira Taboada dos Santos (Mérito Veterinário) e José Márcio Barbosa Leite do Amaral (Mérito Odontológico) receberam medalhas e diplomas em cerimônia na última segunda-feira (27), na Sala Princesa Isabel, no Paço Municipal.
O primeiro condecorado foi Carlos Alberto Yoshimura. Responsável pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu de Santos, atua há 26 anos na Prefeitura e, desde 2011 no Samu, quando o serviço foi inaugurado. Emocionado, em seu discurso, agradeceu a homenagem e relembrou de tempos difíceis quando ainda era estudante de Medicina e sua trajetória até chegar a este momento.
“Tenho muito orgulho da minha história. Vim para cá em 1984, com muita dificuldade. Foi necessária muita resiliência, que busco ensinar para os meus alunos. É um prêmio, para mim, estar aqui. E o mínimo que posso fazer é colaborar com esta Cidade que me abraçou carinhosamente. Estou muito feliz”.
Com o diploma e a medalha de Mérito Veterinário em mãos, Larissa de Oliveira Taboada dos Santos também relembrou sua trajetória, que inclui trabalhos realizados como servidora da Prefeitura entre 2012 e 2018. Atualmente é auditora fiscal federal no Ministério da Agricultura e Pecuária. Mas se mantém firme na luta para atender animais de tutores de baixa renda.
“Quando passei na Prefeitura de Santos foi um sonho, porque fazia o que gostava sem precisar pensar em cobrar pelo atendimento, porque sempre queria ajudar e atender animais carentes, que eram resgatados. Depois, precisei migrar para outro trabalho, mas queria de alguma forma continuar fazendo o que amava que era atender esses bichinhos. Não é fácil, às vezes você tira recursos do próprio bolso. Então, esta homenagem veio em um momento que eu precisava. Parece que é uma confirmação, algo me dizendo ‘insista mais um pouco'”.
O cirurgião-dentista José Márcio Barbosa Leite Amaral recebeu a medalha Mérito Odontológico. Em seu currículo, se destaca como um dos visionários na área da implantodontia e levou seu conhecimento para outros países da América do Sul, sendo responsável pela formação de mais de 200 alunos estrangeiros. Segue ainda como professor-coordenador do curso de Implantodontia da Unimes.
Em seu discurso, destacou a palavra gratidão, dedicando a homenagem aos filhos, à família e às pessoas que o ajudaram a se destacar ao longo de sua carreira. “Não sou uma exceção à regra das dificuldades que fazem as pessoas vencerem na vida. Vim de uma família pobre, mas pobre em situação financeira. Mas, particularmente, sempre fui rico em sonhos. Este talvez tenha sido o meu diferencial”.
A vice-prefeita, Renata Bravo, reforçou a importância do reconhecimento do Município aos profissionais de Saúde que se destacam em seus respectivos ofícios e que ficou honrada em fazer parte de uma celebração recheada de muita emoção.
“São três grandes profissionais que têm características em comum, como a preocupação social. Nosso prefeito, Rogério Santos, fala muito da importância de o poder público ter um alinhamento com a sociedade civil e a sociedade precisa ter uma participação intensa junto ao poder público. Mas isso só acontece quando temos profissionais, cidadãos e cidadãs atentos e que entendem cada um o seu papel na sociedade. Por isso, parabenizamos os homenageados por suas excelentes atuações”.
Participaram da cerimônia ainda o secretário de Saúde, Adriano Catapreta, que faz parte da comissão que define a lista de homenageados, o vereador Benedito Furtado, a reitora da Unimes Renata Viegas, o presidente do Conselho de Odontologia de São Paulo e secretário-adjunto da Seectur, Braz Antunes, o presidente da Fundação Lusíada, Mauro Cesar Dinato, além de outras autoridades, familiares e amigos dos homenageados.