Praia Grande participa entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro da Semana de Mobilização Social para as Ações de Controle das Arboviroses do Estado de São Paulo. O evento faz parte do calendário da Secretaria Estadual de Saúde e visa combater o Aedes Aegypti, mosquito transmissor das arboviroses (doenças causadas pelo arbovírus – vírus da dengue, Zika vírus e chikungunya).
No Município, as ações vão ser conduzidas pelo setor de Informação, Educação e Comunicação (IEC), da Divisão de Saúde Ambiental da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande. Durante toda a semana, a equipe desenvolverá ações de orientação junto aos munícipes, palestras e distribuição de panfletos.
Na segunda-feira (27), os pacientes e funcionários da Usafa (Unidade de Saúde da Família) Maracanã receberão a equipe do IEC para uma roda de conversa, além de um stand informativo no local. Na terça-feira (28), alunos e professores da Escola Municipal Franco Montoro vão assistir palestras sobre o tema.
Já na quarta-feira (29), o bate-papo com os estudantes vai ser na Escola Estadual Balneário das Palmeiras. Na quinta-feira (30), aqueles que passarem pelo Terminal Rodoviário Tatico vão contar com stand informativo e panfletagem dos profissionais da Sesap. Na sexta (01/12), a ação de conscientização vai acontecer no Terminal Tude Bastos.
“Sabemos que a informação é o que mais vai conseguir nos apoiar e ajudar no controle e combate às arboviroses, porque as pessoas já entenderam sobre a doença e como se dá a transmissão. O que falta realmente é a atenção diária para tudo isso e nessa semana a gente intensifica essas ações de educação junto ao Governo do Estado, que promove ações semelhantes em todo o território paulista”, afirma a diretora de Saúde Ambiental, Maria Fernanda Gonçalves.
Demais ações – Com a chegada do período mais quente do ano, a Divisão de Saúde Ambiental está intensificando as ações de prevenção em toda a Cidade. Um trabalho intensivo de combate à dengue e demais arboviroses é realizado pelos agentes de endemias que percorrem o Município conscientizando e mobilizando a população. As equipes realizam visitas nas residências, bloqueio de criadouros de mosquitos, intervenção em pontos estratégicos, tais como cemitério, desmanche de veículos e borracharias. Além disso, os bairros que apresentaram maior atenção nos indicadores de avaliação da Saúde Ambiental estão recebendo ações de intensificação durante todo o mês de novembro.
Faça sua parte – A população também precisa fazer a sua parte na guerra contra o mosquito Aedes aegypti. Vasilhames, garrafas, pneus descobertos e os famosos pratinhos dos vasinhos de plantas ainda são os grandes vilões, pois acumulam água parada, criadouro perfeito para o mosquito transmissor.
Medidas simples dentro das residências como telar ralos, limpar calhas periodicamente e colocar areia nos pratos de plantas fazem grande diferença na luta contra a proliferação do mosquito vetor das doenças