Em breve o Jornal da Orla estará de casa nova. Ao completar cinco décadas de existência, o mais antigo semanário de Santos sairá do bairro do Embaré e voltará ao centro da cidade, onde tudo começou, desta vez para amplas e modernas instalações na rua Augusto Severo, nº 7.
A nova sede própria terá endereço privilegiado, voltado para a praça Barão do Rio Branco, tendo ao fundo o canal do porto e de onde se avistará o futuro Parque do Valongo, que será um marco na revitalização do centro histórico e no turismo da cidade.
O projeto é do arquiteto santista Leonel Fernandes, que usou de sua reconhecida experiência e criatividade para idealizar um ambiente de integração social na área de 150 m² do conjunto, onde antes funcionava uma empresa financeira. A obra começou em outubro e a previsão é que seja inaugurada em janeiro.
Leonel criou o projeto em três semanas, definindo espaços para a redação, recepção, sala de diretoria e reunião, copa, dois sanitários, estúdio de gravação para até três cenários, com isolamento acústico e de iluminação, onde serão gravados podcasts diários, com a possibilidade de terceirizar o uso.
Para viabilizar sua ideia, foi preciso colocar abaixo paredes não estruturais e instalar divisórias de vidro duplo e, entre as duas lâminas de vidro, persianas de alumínio para garantir o isolamento acústico e visual. A nova sede terá recursos mais modernos de iluminação, toda em Led, que possibilita baixo consumo de energia e pouca emissão de calor.
Formado no ano 2000 na Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Leonel Fernandes assina vários projetos comerciais e residenciais na cidade. Por anos ele morou na capital paulista, depois viveu mais três em Londres, retornando a sua cidade natal, onde também mantém o Estúdio Étoile, de objetos de decoração, na rua Azevedo Sodré, 59, sobreloja, junto com o esposo, Danilo Cássio Martins.