Gabriela Martinez
A segunda fase do Pagamento por Serviços Ambientais Mar Sem Lixo iniciou em Bertioga. Os pescadores artesanais de arrasto de camarão podem capturam resíduos durante a atividade pesqueira nas Áreas de Proteção Ambiental Marinhas e serem remunerados por isso.
Segundo a Prefeitura de Bertioga, esse projeto incentiva pescadores a trazerem o lixo coletado no mar para o continente, onde a Cooperativa de Catadores irá fazer a destinação adequada. A participação dos pescadores no projeto será remunerada de acordo com o peso dos resíduos que entregam.
A instalação do Ponto de Recebimento de Resíduos Retirados do Mar foi realizada no dia 30 de outubro, mas a inauguração e início das operações estão programadas para o dia 14 de novembro.
“Este projeto é mais um instrumento de proteção e conservação do ambiente marinho, além de promover o incentivo àqueles que vivem da pesca, contribuindo para a mudança de comportamento da sociedade”, contou Fernando Poyatos, secretário de Meio Ambiente, em nota divulgada pela prefeitura.
Esse projeto é idealizado pela Fundação Florestal em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente. Quem se interessar pode se cadastrar no projeto do dia 1º até dia 11 de novembro. Para participar, os interessados devem entregar a documentação completa de segunda a sexta, das 8h às 17h, nos locais de inscrição.
A documentação necessária inclui cópia do documento de identificação oficial com foto, cópia do CPF, cópia do RGP ou Protocolo Inicial, declaração de produção do pescador ou permissionamento da embarcação, e formulário de cadastro preenchido e assinado em duas vias.
Confira a lista dos locais de inscrição:
- Ponto de Recebimento de Resíduos Retirados do Mar (PRRMs) de Bertioga, localizado na Av. Vicente de Carvalho, 527 – Centro, ao lado do mercado de peixe;
- Fundação Florestal – localizada na Avenida Henrique Costabile, 114, Centro, Bertioga – SP;