Baixada Santista

Operação Escudo na Baixada Santista chega ao fim

06/09/2023
Governo de SP

Após 40 dias, a Secretaria da Segurança Pública anunciou o fim da Operação Escudo na Baixada Santista. Ao todo, 958 suspeitos foram presos. Destes, 382 eram procurados da Justiça e estavam foragidos por crimes que vão desde falta de pagamento de pensão alimentícia até sequestro e homicídio. Outros 70 adolescentes infratores foram apreendidos. No entanto, o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, anunciou o retorno da Operação Impacto.

A Operação Escudo na Baixada Santista teve como principal objetivo combater o crime organizado. Entre os presos estão vários com passagens policiais, líderes de facção e traficantes. Nos 40 dias, as forças policiais apreenderam quase 1 tonelada de entorpecentes. Também foram retiradas 117 armas, incluindo fuzis e submetralhadoras.

“O Estado não será afrontado em nenhuma ocasião em São Paulo. Esperamos que novas operações não sejam necessárias, mas caso se façam necessárias, caso o Estado seja afrontado, em qualquer ponto, operações como a Escudo serão desencadeadas para garantir que não haverá um estado paralelo dentro do Estado de São Paulo”, concluiu Derrite.

LEIA TAMBÉM

Número de mortos na Operação Escudo sobe para 27