O túnel submerso que transformará a mobilidade na Baixada Santista está perto de se tornar realidade. Iniciativa do deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), a Frente Parlamentar Mista da Ligação Seca Santos-Guarujá foi lançada na sexta-feira (18), com a intenção de articular a construção do túnel que beneficiará cerca de 2 milhões de moradores da região.
“Temos um meio de transporte ultrapassado entre as cidades e nós sabemos da importância de um trajeto menor tanto para as pessoas quanto para os caminhões que fazem o transporte de cargas para o Porto de Santos. Por isso devemos deixar as divergências políticas de lado e focar no que é realmente importante para a população”, afirmou Barbosa, em evento no Casa Grande Hotel, com a participação de mais de 400 convidados.
O deputado ainda destacou a participação do ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, e do governador do Estado, Tarcísio de Freitas, na articulação da obra, que será realizada em parceria entre as esferas Federal e Estadual.
O presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, chamou o lançamento de momento histórico. “Essa obra garante integração entre as cidades, bem como sustentabilidade, devido à redução de emissão de gás carbônico pelos caminhões e, claro, pensa no social: milhares de pessoas de Guarujá, que moram em locais inadequados, serão realocadas com a construção desse empreendimento”, concluiu.
O prefeito de Santos, Rogério Santos, ressaltou a atuação de Barbosa no incentivo ao projeto. “Acompanhei, em 2011, a criação da Frente Parlamentar na esfera Estadual, quando o Paulo ainda era deputado no Estado, e afirmo que, se não fosse essa iniciativa lá atrás, hoje não teríamos projeto executivo e nem licenças ambientais. É um projeto que nasceu há muito tempo e que se aproxima da realização graças à atuação desse importante articulador entre governos”.
Iniciativa vai acelerar projeto
O objetivo da Frente Parlamentar é acelerar as tratativas do projeto do túnel, recentemente incluído no Programa de Aceleração e Crescimento, do Governo Federal, e que será realizado em parceria com a esfera Estadual, por meio do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP), que deve garantir a construção por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP).
A ligação seca entre as cidades de Santos e Guarujá beneficiará milhares de moradores da região, além de turistas, já que também facilitará o traslado turístico. O túnel ainda contribuirá para o crescimento da economia da região, já que ligará as duas margens do Porto de Santos, o maior da América Latina, exterminando a paralisação das atividades portuárias em razão da passagem de balsas e embarcações para a travessia dos munícipes.