Conhecido como monumento dos tambores, em Santos, o Marco Rodoviário Santos-São Vicente está em novo local e com iluminação especial após passar por reforma. Ele foi transferido para o canteiro central da Avenida Nossa Senhora de Fátima, no cruzamento com a Francisco da Costa Pires, no bairro Areia Branca, Zona Noroeste.
Agora em fibra de vidro, a peça escultórica, com cerca de oito metros de altura, um de largura e um de profundidade, está a poucos metros da via Haroldo de Camargo, onde se encontrava desde janeiro de 1968.
Originalmente, o monumento dos tambores foi confeccionado em concreto e 22 tambores vazios de óleo, de aço galvanizado, sem fundo e tampo, dispostos de forma a indicar os quatro pontos cardeais e a direção Santos-São Vicente. A iluminação cênica de cada tambor é composta por uma luminária com 10 Watts de potência, com sistema de variação de cores conforme a programação.
A mudança do marco permitiu adequações na confluência das avenidas Nossa Senhora de Fátima e Haroldo de Camargo, mas sem alterar as características do local. O projeto se completará com a remoção da ilha onde estava posicionado o marco original, interligação das ciclovias de Santos e São Vicente, e o reposicionamento da sinalização semafórica.
O monumento dos tambores estava no canteiro central da Avenida Nossa Senhora de Fátima, dividindo a ciclovia, o que potencializava o risco de acidentes.
Responsáveis pelo projeto do marco, os escultores Ubirajara Ribeiro e Walter Maffei foram consultados e autorizaram a transferência. A obra faz referência a Santos como porto petrolífero e representa também o polo industrial da Alemoa.