A queda das temperaturas traz uma série de problemas de saúde, como gripes e resfriados. Para evitá-los ou combatê-los com maior eficiência é necessária uma boa imunidade. As terapias integrativas buscam utilizar de métodos naturais para melhorar a saúde e o bem-estar e caminham lado a lado com a Medicina, para equilibrar a saúde física e mental do paciente. A terapeuta Heloísa Timóteo destaca algumas práticas que podem auxiliar no fortalecimento da imunidade.
“A auriculoterapia é a que eu mais utilizo. Consiste em estimular pontos na orelha do paciente para obter respostas no sistema desejado. Mas também há a aromaterapia, a terapia floral e a acupuntura, que são excelentes opções”, afirma.
Segundo ela, a auriculoterapia tem uma resposta rápida e fácil para ajudar no tratamento das doenças causadas por alterações de temperatura, já que existem pontos na orelha que proporcionam uma resposta imunológica com mais rapidez.
Outra prática utilizada para promover mais saúde e ajudar na imunidade é a ventosa terapia. Muito famosa pelo uso por atletas e conhecida por deixar manchas arroxeadas, é importante para equilibrar as energias e favorecer o bom funcionamento do corpo.
“Eu utilizo como uma alternativa à acupuntura também. É uma terapia que a gente consegue utilizar, inclusive, pra ansiedade, dores e associá-la à aromaterapia para ajudar mulheres na menopausa também”, completa a terapeuta.
Além dessas práticas, é necessário manter uma boa alimentação, ter a hidratação e condicionamento físico em dia para que o corpo possa ter forças para enfrentar gripes e resfriados sem grandes problemas.
Heloísa salienta que não há contraindicações para as terapias integrativas, mas esclarece que algumas situações precisam de cuidados especiais e autorizações médicas, como terapias em grávidas ou pacientes com câncer.