Santos Turismo na Baixada

Pesquisa mostra confiança dos santistas no turismo

18/07/2023
Divulgação/Prefeitura de Santos

Os santistas aprovam o turismo na cidade, acreditam que a atividade beneficia a economia e desejam que o número de visitantes aumente ainda mais no Município. Estas são algumas das conclusões da Pesquisa de Percepção do Turismo, iniciativa realizada pelo governo estadual com apoio da Seção de Pesquisa Turística (Sepesq), da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo.

A pesquisa do Centro de Inteligência da Economia do Turismo, órgão da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado, contou com a participação de 17,8 mil pessoas de 393 cidades de São Paulo. Os resultados apresentam nível de confiança de 95% e margem de erro de 0,74% para mais ou para menos.

Em Santos, o levantamento apontou que 96,58% dos santistas concordam total ou parcialmente com a afirmação “o turismo é bom para a minha cidade”. Apenas 3,12% discordaram.

Mais de 95% responderam que concordam total ou parcialmente com a afirmação “o turismo é bom para a população”, enquanto 3,3% discordaram.

Ao ser perguntada sobre os aspectos beneficiados pelo turismo, a população concordou totalmente que o turismo “beneficia a economia da Cidade” (85,98%), “ajuda a preservar e celebrar a cultura local” (58,13%), “cria empregos” (73,58%) e “torna mais fácil para a população aproveitar as atrações locais” (69,18%).

A quantia expressiva de 73% dos santistas deseja que nos próximos 10 anos a Cidade receba mais visitantes em qualquer época do ano. Apenas 4,9% responderam que preferem que menos pessoas venham a Santos.

A questão da proteção ao meio ambiente é um ponto de preocupação dos santistas. Se por um lado 58,46% acreditam que o turismo torna mais fácil para os habitantes desfrutarem da natureza, por outro, 50,36% concordam parcial ou totalmente que a atividade “causa danos ao meio ambiente”.

O objetivo do levantamento é fornecer uma base de dados para monitorar e medir a satisfação da população local em relação ao turismo, contribuindo para que o crescimento sustentável da atividade esteja alinhado com os valores dos moradores.

Os números apurados serão utilizados pela Seectur para planejamento de novos programas e projetos da área.