Santos

Mutirão em Santos atende mais de 500 pessoas em situação de rua

29/06/2023
Divulgação/Prefeitura de Santos

Mais de 500 pessoas atendidas no primeiro dia do mutirão Pop Rua Jud Santos, que vai até esta quinta-feira (29/6) na Vila Nova e Mercado Municipal. A iniciativa é da Justiça Federal em parceria com a Prefeitura de Santos e incluiu serviços das três esferas de governo: estadual, federal e municipal, além de distribuição de livros, cortes de cabelo, alimentação e ainda a possibilidade de um banho quente.

O primeiro dia incluiu 80 carteiras de identidade, 25 castrações de pets e diversos casos de liberação de recursos do FGTS aos quais os atendidos tinham direito pela Caixa Econômica Federal. Ao todo, entre voluntários, servidores e estudantes universitários, foram quase 500 pessoas envolvidas.

Iniciativa que é fundamental dentro de uma política pública voltada ao atendimento – e resgate – das pessoas em situação de rua. O prefeito Rogério Santos celebra o resultado do primeiro dia e também o trabalho realizado pelo Poder Público.

“Santos tem capacidade para lidar com esta questão de forma responsável e efetiva, com todo um trabalho multidisciplinar, realizado por especialistas, para que estas vidas sejam salvas”.

O prefeito destaca ainda que a participação de toda a sociedade é fundamental neste processo. “Iniciamos nesta semana uma campanha de conscientização que deixa muito clara a nossa posição e o que esperamos da população. Dar dinheiro ou comida de forma isolada pode, em princípio, parecer um ato solidário, mas é o que acaba mantendo esta pessoa nas ruas. Ajudar de verdade é ligar para 153 e conectar esta pessoa que está nas ruas aos nossos serviços, para que ela receba o atendimento integral de nossas equipes e tenha a chance de resgatar sua cidadania e sair de uma situação tão frágil quanto as ruas”.

A Secretária de Desenvolvimento Social Audrey Kleys destaca a oportunidade de resolver muitas questões de uma só vez. “Esta ação é muito marcante porque a pessoa pode chegar aqui sem nenhuma cidadania e sair com encaminhamento para cursos profissionalizantes ou para a aposentadoria. Pode ainda ser incluída no Cadastro Único da Assistência Social e receber benefícios a que tinha direito, mas não conseguia acessar. O que estamos fazendo é ajudar esta pessoa a organizar a própria vida para que, a partir daí, ela tenha forças para seguir um caminho diferente, longe das ruas”.

Audrey destaca ainda a intensa participação dos voluntários e das diversas secretarias municipais. “O envolvimento é geral, percebemos claramente o desejo de todos em dar a sua contribuição para que tenhamos uma Cidade em que todos possam acessar seus direitos, sem exceção. E é assim, juntos, que vamos encontrar soluções”.

Organizadora da ação, a juíza federal Marisa Cucio comemora os números do primeiro dia e espera um movimento ainda maior nesta quinta-feira. “Foi ótimo. Além do grande número de atendimentos, tivemos a emissão de 80 RGs e até o caso de uma pessoa que saiu daqui aposentada. É muito gratificante ver um evento tão bem organizado e, por causa deste sucesso, temos certeza de que o boca a boca vai funcionar e amanhã será ainda melhor”.