Santos vai integrar parceria do Brasil com o porto de Ashdod, em Israel, referência internacional em tecnologia – para colaboração em projetos relacionados ao mundo marítimo e à cadeia logística portuária. Uma carta de intenções foi assinada no domingo (28/5) entre autoridades dos dois países.
Pelo lado brasileiro, o documento foi formalizado pelo ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, o diretor geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Eduardo Nery, e o secretário de Governo de Santos, Fábio Ferraz.
Já por Israel, assinaram a carta o presidente do Conselho do Porto de Ashdod, Shaul Schneider, e o diretor de Inovação do Porto de Ashdod, Roy Avrahami.
“Precisamos de startups e empresas que queiram investir e participar do Parque Tecnológico de Santos para desenvolvermos um centro de inovação de tecnologia atrelado à nossa vocação natural que é o porto”, explicou Ferraz, que durante a viagem conheceu o funcionamento do Peres Center for Peace and Inovation, organização governamental fundada pelo ex-presidente, ex-premiê de Israel e Prêmio Nobel da Paz, Shimon Peres (1923-2016).
“É um local onde Israel organiza suas estratégias de inovação, as quais ajudaram o país e o mundo em muitos setores, na área de tecnologia, tráfego de veículos, importação e exportação e agronegócio. Espaço que serve de inspiração para aprimorarmos o nosso Parque Tecnológico e o Centro de Controle Operacional”, destacou o secretário.