Neste sábado (27/5) acontece mais uma edição do Steampunk Santos, na Casa da Frontaria Azulejada, a partir das 10h, com entrada gratuita. Criado em 2018, o evento tem como ideia principal a ampla divulgação do tema, levando ao público um estilo diferente do qual estão acostumados. O encontro traz diversos artistas, escritores de ficção e bandas para integrar, além de mostra de trabalho de ilustradores, quadrinhos, desfile de personagens criados pelos participantes e venda de produtos.
O movimento steampunk
O steampunk ganhou força nas décadas de 1980 e 1990 no meio da ficção científica, tendo como princípio a mistura do antigo com o tecnológico – fazendo menção às máquinas da revolução. Algo semelhante acontece com o cyberpunk, considerado uma vertente do steampunk. A diferença é que o primeiro trata de tecnologias do futuro, e o segundo de tecnologias do passado, por isso “steam” (vapor).
Ao se analisarem as histórias literárias antigas, foi notado que alguns autores já abordavam esse tema, como Julio Verne (‘A volta ao mundo em 80 dias’), Mary Shelley (‘Frankstein’) e H. G. Wells (‘A guerra dos mundos’), ícones da literatura mundial.
Programação do Steampunk Santos
Palco
11h: Pirata Vitu Vitu
15h: Taiko
15h30h: Dança Flamenca
16h: Verrina Mecânica
16h30: Lord A
17h: Steamplay
Palestras/oficinas
11h: Maquiagem – com Rose Magalhães
13h: Sketchbook – com Marcos Barolli
14h: Oficina de moda – com Retrô Clube de Poços de Caldas, Irmãs Magma
15h: Exibição de filmes – com Dino Menezes
16h: Afro representatividade na Ficção – com Oghan N’Thanda, Claudio Basílio e advogado Renato Azevedo
O endereço da Casa da Frontaria Azulejada é Rua do Comércio, 96, Centro Histórico.