Praia Grande determina o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em unidades de saúde e transporte público. A medida segue as orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em um cenário em que a Organização Mundial da Saúde declarou neste mês o fim da emergência em saúde pública de importância internacional referente à covid-19.
A decisão ocorre no momento em que a pandemia está totalmente controlada em Praia Grande, com absoluta adesão da população à vacinação, que se aproxima da marca de um milhão de doses aplicadas na Cidade.
É recomendado o uso de máscaras de forma opcional nas unidades médico-hospitalares do Município e no transporte coletivo e nos dois Terminais Rodoviários, Tatico e Tude Bastos.
A mesma recomendação vale para os demais ambientes como escritórios, academias, salas de aula, comércios, entre outros.
O uso obrigatório em unidades médico-hospitalares é apontado apenas quando houver a indicação do uso de equipamento de proteção individual (EPI) para profissionais de saúde.
Em Praia Grande, é realizado um monitoramento diário dos casos e atendimentos relacionados a covid-19. As avaliações são efetuadas pelo Comitê Técnico Científico local.
O Município utiliza os resultados desses estudos como base para nortear as ações de combate a pandemia. O Comitê seguirá acompanhando o cenário epidêmico, podendo fazer novas recomendações caso haja algum sinal de alerta.
LEIA TAMBÉM