A comunidade de ciganos em Santos vai celebrar Santa Sara Kali neste sábado (20). As comemorações ocorrem na Lagoa da Saudade, no Morro da Nova Cintra, das 15h às 22h, já que é no local que se encontra a gruta da santa. Além disso, haverá programação na quadra da Escola de Samba Unidos dos Morros.
Dessa forma, os ciganos em Santos convidam descendentes, simpatizantes e a população em geral para conhecer um pouco de sua cultura, história e tradições. A iniciativa é da Secretaria da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos, com apoio da Secretaria de Cultura da cidade.
A santa
Acredita-se que Santa Sara Kali tenha sido uma mulher cigana que viveu no século I d.C.. Há diferentes versões de sua história, mas uma das mais conhecidas é que de ela teria sido uma das companheiras de Maria Madalena. Segundo a tradição, após a crucificação de Jesus Cristo, Santa Sara Kali e outros seguidores de Madalena foram expulsos de sua terra natal e lançados ao mar em um barco sem remos nem vela.
Seu nome, Sara, teria se originado do Hebraico e era supostamente usado para designar uma mulher de grande relevância na sociedade, mantendo por significado “princesa” ou “senhora”. Já o epíteto Kali origina-se do idioma Sânscrito, tendo por tradução a palavra “negra”.
Além de padroeira do povo cigano, Santa Sara também é protetora das mulheres que não conseguem engravidar, dos desesperados, dos ofendidos e dos desamparados.