O terminal portuário da VLI no Porto de Santos registrou um aumento de 11% na exportação soja, farelo de soja, milho e açúcar. Em 2022 cerca de 8,1 milhões de toneladas de produtos do agro, enquanto em 2021 foram 7,3 milhões de toneladas.
A movimentação total de cargas no Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam) também teve aumento, atingindo a marca de 11,7 milhões de toneladas no ano passado. Esses resultados favoráveis resultam do recebimento do volume de grãos que chegaram à Baixada Santista pela Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) e outras ferrovias e, também, do recorde da safra de açúcar de 2022.
”O Tiplam já é uma referência nacional dentro do setor e um sinônimo da eficiência da logística integrada da VLI, agregando valor à cadeia de negócios dos nossos clientes e contribuindo para a pauta de exportações do país, por meio das cargas transportadas pela Ferrovia Centro-Atlântica. O foco na excelência operacional nos permite aumentar os volumes movimentados no terminal, sempre com eficiência e segurança”, afirma o diretor de Operações do Corredor Centro-Sudeste da VLI, Nicolas Szwako.
Investimento em trilhos
A VLI vem investindo na ampliação da malha ferroviária para melhorar a produtividade no escoamento das safras do agronegócio brasileiro. O Corredor Centro-Sudeste da Ferrovia Centro-Atlântica é uma rota de alta relevância para o escoamento de granéis agrícolas. Os terminais integradores de Guará (açúcar) e Uberaba (grãos) recebem e encaminham para o Tiplam a safra de algumas das principais regiões produtoras do país como Mato Grosso, Goiás, São Paulo e Minas Gerais.
“A capacidade do Tiplam em exportar grãos e açúcar por meio da integração entre porto e ferrovia é um de seus diferenciais”, explica Szwako. Segundo ele, o processo de escoamento de produtos acontece com agilidade, através do processamento de, em média, oito composições por dia, cada uma com 84 vagões. O sistema utilizado pela VLI nas atividades de exportação consiste no embarque simultâneo com dois carregadores (ship loaders) com produtividade de até 72 mil toneladas embarcadas por dia.
Números
- 100% da carga exportada chega por ferrovia;
- Até 6 mil toneladas de grãos e açúcar são movimentadas por hora no Tiplam;
- Seriam necessários 2 mil caminhões para transportar o mesmo volume que é transportado por trens diariamente para o terminal.
LEIA TAMBÉM: